Agora é oficial. O XVII Encontro Nacional do Setor das Universidades Estaduais e Municipais do ANDES-SN acontecerá em Gurupi, no período de 20 a 22 de setembro de 2019.
A reunião das IEES/IMES realizada nessa sexta-feira (7/6) em Brasília, na sede do Sindicato Nacional, serviu para o planejamento e definição dos principais debates/mesas que serão organizadas no evento, inclusive os nomes que serão convidados. Também foi discutida a organização, logística e cronograma do encontro, que será financiado basicamente pelo Andes-Sindicato Nacional. Representando a APUG participaram o Presidente Paulo Henrique e os professores Gilberto Correia e Joel Pinho.
O tema central deste ano será: NA DEFESA DAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS E MUNICIPAIS, DOS DIREITOS E DAS LIBERDADES DEMOCRÁTICAS: NOSSA RESPOSTA É RESISTÊNCIA. O evento começará na sexta-feira (20), com encerramento às 13 horas do domingo (22). A abertura oficial do Encontro Nacional será às 14 horas, com mesas de debates sobre Análise de Conjuntura, seguida de apresentação de Painéis das Seções Sindicais.
Para a mesa “Análise de Conjuntura” serão convidados os professores Ricardo Antunes, Helena Hirata, Rivania Moura, Virginia Fontes. No sábado, “A Universidade como espaço da diversidade e de defesa das liberdades democráticas” será o assunto debatido, sendo convidados as professoras Jaqueline Lima, Raquel Dias, Rosineide Cristina. E no período da tarde, os convidados são Maria Lucia Fotorelli, Marcos Tavaresz Emerson Duarte e Adilar Daltoe (UnirG), que falarão sobre “Sistema de previdência no País, nos Estados e Municípios, a Lei de Responsabilidade Fiscal, a imposição das políticas regressivas nas IEES/IMES e quais caminhos devem ser tomados para resistir e reagir”.
Ainda no sábado, os participantes serão divididos em quatro grupos para aprofundar a discussão e propostas sobre:
1) Autonomia e liberdades democráticas/movimentos e formas de resistência;
2) Financiamento das IEES/IMES e os cortes;
3) Direito a Educação pública: acesso e permanência;
4) Precarização do trabalho docente/defesa dos direitos.
No último dia, irá ocorrer a plenária com apresentação das propostas que foram debatidas nos grupos e o encerramento às 13 horas, com almoço e despedida das delegações das universidades participantes.
O presidente da APUG-Ssind informou que será a primeira vez em 30 anos a realização de um encontro desta envergadura em uma instituição de ensino superior municipal. “Conseguimos levar o encontro para Gurupi devido a APUG ser hoje a principal instituição municipal da base do Andes, participando ativamente de atividades incentivadas pelo Andes. A APUG tem conseguido importantes apoios do Sindicato Nacional, que tem financiado nossa participação em diversos eventos”, ressaltou Paulo Mattos.
O professor Gilberto Correia da Silva, atual 1º Secretário da Regional Planalto do Andes, disse que é relevante e histórico o encontro que será realizado em Gurupi, porque coloca nossa cidade no cenário nacional e que contará com a presença de muitos professores, intelectuais de expressão nacional que estarão debatendo temas significativos para a categoria docente.
Joel Pinho, professor e também representante da APUG, enfatizou o papel fundamental da APUG em todo esse processo de acúmulo ao longo dos anos, colocando a Seção Sindical em destaque, devido à “realização contínua de investimentos políticos e organizacionais para fortalecer este setor e a forte presença da APUG enquanto representação classista e empoderamento da base, para a resistência e enfrentamento das lutas e das situações que todo o tempo surgem para tirar nossos direitos e minar nossa unidade sindical”, encerrou Pinho.
ASCOM/APUG-Ssind