No dia 12 de setembro, terça-feira, o Auditorio Laudete Aires sediou o II Encontro do Filosofia, Literatura e Cinema com a exibição do Filme, ” Às sombras de Goya (direção de Milos Forman, Espanha/EUA, 2006)”. Os alunos ficaram vidrados a cada momento dessa obra que acontece nos primeiros anos do século XIX, em meio ao radicalismo da Inquisição e à iminente invasão da Espanha pelas tropas de Napoleão Bonaparte (Craig Stevenson), o gênio artístico do pintor espanhol Francisco Goya (Stellan Skarsgard) é reconhecido na corte do Rei Carlos IV (Randy Quaid). Inés (Natalie Portman), a jovem modelo e musa do pintor, é presa sob a falsa acusação de heresia. Nem as intervenções do influente Frei Lorenzo (Javier Bardem), também retratado por Goya, conseguem evitar que ela seja brutalmente torturada nos porões da Igreja. Estes personagens e os horrores da guerra, com os seus fantasmas, alimentam a pintura de Goya, testemunha atormentada de uma época turbulenta. O Tema do Filosofia, Literatura e Cinema deste encontro foi, “Dimensões timóticas do homem Autor: Sigmund Freud “. Logo após o filme o debate ficou por conta do Prof. Doutorando José Carlos de Freitas (UnirG).
Este ano o Projeto FILOSOFIA, LITERATURA e CINEMA entra para o seu décimo quinto ano de existência com temática voltada para a Guerra e os Direitos Humanos. As guerras são uma constante na história. E seus efeitos são duradouros e modificadores da paisagem humana no planeta. Acontecidas, elas deveriam servir como lição aos governantes e aos governados, aos alunos e intelectuais encarregados profissionalmente de pensar a realidade. A guerra, como dizia Maquiavel, não é apenas a que ocorre em campo de batalha. Guerra é também o seu espírito. O homem é belecista, ama a violência como espetacularização, constroi seus ideais de heroísmo a partir de batalhas. E produz vpitimas, ao mesmo tempo em que é vitimado. É preciso dar preferência a culturas de paz, a convivências hospitaleiras e de partilhas.
O projeto é destinado ao público geral, especialmente a acadêmicos, professores e funcionários técnicos-administrativos.
Por Miquelin Feitosa
Fonte: www.lapisvia.com.br e https://www.historiadasartes.com/som-camera-acao/filmes/as-sombras-de-goya/
Confira as fotos do Encontro: