Diante da pressão por parte da comunidade acadêmica e dos servidores públicos de Gurupi, os vereadores retiraram da pauta de votação da sessão desta quarta-feira, dia 03 de abril, o projeto em questão, que propõe modificações na Lei Orgânica do Município. Uma das principais alterações propostas é a mudança no processo de eleição para Reitor(a) e Vice-Reitor(a) da Universidade de Gurupi, Unirg.
A notícia de que a votação não ocorreria veio ainda ontem, porém, diante das suspeitas de que a votação pudesse ser realizada, o plenário hoje estava lotado de servidores públicos de diversas áreas, especialmente da educação, já que também havia propostas de modificação no âmbito da educação municipal. Docentes e alunos da Instituição de Ensino Superior estiveram presentes, assim como representantes do movimento SOS UNIRG e entidades sindicais, como o SINTET, representado pela sua presidente, Gabriela Zanina, o SISEMG, com a presidente Lucileia Nascimento, e a Apug Ssind, com o presidente Antonio Jerônimo Netto.
A sessão teve início com uma leitura bíblica feita pelo Vereador Cesar da Farmácia e, após a abertura dos trabalhos, houve a leitura dos ofícios pelo diretor da Câmara, Gleyghston Pinheiro, Coordenador Administrativo da Câmara. Entre eles, o ofício da Apug Ssind, no qual foi solicitado, em nome do presidente da Seção Sindical, Antonio Netto, espaço para fala na tribuna, caso insistissem em colocar em votação o PL-04/2023.
Por Miquelin Feitosa