Na noite de sábado, 28 de setembro, ocorreu o 2º Encontro do Curso Filosofia e Cinema “Indivíduo e Sociedade”, com a exibição do filme brasileiro EU TU ELES, 2000, do diretor Andrucha Waddington. O filme conta a história de uma família composta de uma mulher e seus três maridos, Darlene, uma trabalhadora de canavial do Nordeste brasileiro. A trama se divide em instantes de fino humor, mas sem descaracterizar o drama dos personagens que buscam chão firme para existirem agregados um ao outro e criar os filhos.
Este 2º Encontro contou co a colaboração do aluno Andrey Freitas, 2º período de Medicina, que fez a abertura dos trabalhos da noite. E contou com as intervenções dos professores José Carlos de Freitas e Joel Moisés Silva Pinho que fizeram considerações sobre o filme a partir da sociologia de Norbert Elias, sociólogo alemão.
José Carlos deu destaque ao aspecto do medo que os indivíduos devem enfrentar na vida como forma de agregação de pessoas, como foi o caso daquela família. Joel Moisés acentuou o aspecto inusitado de composição da família, afirmando que a composição atual da família brasileira guarda similitudes às da família apresentada pelo filme.
Registrem-se ainda as intervenções de alunos como as de Rodrigo, Aldione e Maria da Conceição.
Na avaliação dos coordenadores do Projeto, o Encontro atingiu seu objetivo. O filme realmente conseguiu prender os participantes e fazer refletir sobre os indivíduos e sua sociedade.
José Carlos de Freitas
Presidente da APUG-SSind