A APUG-SSind e o Curso de Educação Física do Centro Universitário UnirG oferecerão, neste semestre, nova modalidade do Curso de Extensão Filosofia e Cinema que está indo para o seu quarto ano de existência. Desta vez, os filmes selecionados foram orientados para a ótica “Indivíduo e Sociedade”.
A iniciativa deste tipo de curso, buscando na arte cinematográfica os elementos de reflexão filosófica, teve seu ponto de partida durante o movimento grevista no final de 2009. Daí por diante, a cada semestre o Sindicato quis manter os encontros como forma de educar e também de oferecer uma atividade cultural nos sábados. Além de, no caso dos alunos, contribuir com a oportunidade de ganho em horas extra-curriculares.
Em 2010 e 2011, o Projeto abarcou quatro semestres, com uma temática variada e interdisciplinar. E contou com a colaboração de vários professores. Entre eles: Joel Moisés, Antônio Roveroni, Paulo Henrique, Maria Wellitania, Edna Maria, Américo Ricardo, Fabiano Donato, Márcia Marroni, Cláudio Bento Carvalho, Lucireis Amaral, Maria Otília, Laslei Petrilli, Plínio Sabino, Adriano Moreira, Jean Carlo, Daniele Godinho e Solimar Pinheiro.
Terminadas as quatro etapas deste curso, a coordenação do Projeto resolveu fazer de cada semestre um curso distinto, unificado pela temática. Assim, em 2012, foram feitos os Cursos FILOSOFIA, CINEMA e DIREITOS HUMANOS e FILOSOFIA, CINEMA e BIOÉTICA. no 1º semestre deste ano, o Curso FILOSOFIA, CORPOREIDADE e CINEMA. Nos dois últimos, o Curso de Educação Física assumiu o Projeto, institucionalizando-o na Academia. Este que se inicia neste sábado, dia 31 de agosto, leva o nome FILOSOFIA e CINEMA “INDIVÍDUO e SOCIEDADE”. O Projeto buscará discutir filosoficamente os aspectos da coexistência dos indivíduos numa determinada sociedade, no que toca aos seguintes elementos: IDENTIDADE e DIFERENÇA, LIBERDADE e PODER, MORAL e ÉTICA, INCLUSÃO e EXCLUSÃO, MARGINALIDADE e PUNIÇÃO, bem como as formas de COESÃO ou DESAGREGAÇÃO do grupo social. O curso constará de seis encontros, com filmes que permitam explorar estes aspectos. Nos seis encontros previstos, possibilitará momentos de reflexão sobre as consequências que o sujeito sofre com as cristalizações morais resultantes dos valores morais socialmente editados pelo grupo.
O curso se destina a um público variado: professores, administrativos, acadêmicos. Da UnirG e também de outras IES ou instituições de ensino da cidade de Gurupi. A procura, tradicionalmente majoritária, é de acadêmicos. Infelizmente, a prestígio de professores é quase nulo. Nestes três anos e meio de Projeto, são já quase 800 alunos, segundo Livro de Registo de Certificados da APUG-SSind, beneficiados.
Os encontros serão, prioritariamente, nos últimos sábados letivos de cada mês. São seis encontros, devendo ocorrer duas intercalações de sábados. Cada encontro terá início às 19 horas com término às 23 horas. A certificação do participante será condicionada à sua frequência. A coordenação do Curso sempre se pautou pela chamada e o atestado, nos certificados, das reais horas de presença do participante.
A coordenação deste Curso é composta pelos professores mestres JOSÉ CARLOS DE FREITAS (professor de Filosofia da UnirG), JOEL MOISÉS SILVA PINHO (professor de Sociologia da UnirG) e MIRA CÉLIA BENVENUTO DA SILVA (Professora de Arte da UnirG).
As inscrições foram estendidas até o dia 30 de agosto, podendo ser baixadas por este site e remetidas pelo e-mail: apug-ssind@hotmail.com. São 150 vagas.
Aguardamos a todos.
José Carlos de Freitas
Presidente da APUG-SSind