O Conselho Acadêmico Superior da Universidade de Gurupi (Consup) aprovou na tarde de ontem, 29, o Regimento Geral Acadêmico da Instituição. O documento será entregue pela reitora Ma. Sara Falcão e equipe, na tarde de hoje, ao Conselho Estadual de Educação (CEE), em Palmas.
Sara Falcão destacou duas das várias mudanças aprovadas no novo documento. A primeira delas foi uma proposta da atual gestão: o voto paritário nas eleições para Reitoria. “Com a paridade dos votos o percentual passa a ser de 33,3%, independente da categoria. Anteriormente, o critério de proporcionalidade dos votos nos segmentos era de 70% para professores, 15% para servidores e 15% para acadêmicos. Outro marco foi quanto à média de avaliação dos acadêmicos, que passou de 7,5 para 7.0”, destacou a reitora.
De acordo com a procuradora jurídica da Fundação UnirG, Nadia Becmam Lima, “o Conselho Estadual de Educação – CEE, ao credenciar a UnirG em Universidade condicionou a aprovação de um novo Regimento voltado para a nova realidade da Instituição. O mesmo será apresentado ao Conselho e passa a vigorar em 2020. O Regimento possui um artigo que apresenta esse prazo de vigência. Para as adequações conforme estrutura apresentada no Regimento dependerá ainda de lei para sua eficácia plena, passando por aprovação na Câmara dos Vereadores”, afirmou a procuradora.
Para o professor Paulo Henrique Costa Mattos, “o processo foi longo e necessário. Foi fruto do esforço de cada um dos conselheiros e das
gestões, tanto da atual quanto da anterior. Acima de tudo prevaleceu o processo democrático, com algumas discordâncias e embates, mas feito em conformidade com o sonho de todos, que é de ver a UnirG se transformar em uma universidade de excelência”. O servidor Gleydson Moraes Lima, mencionou a satisfação em ter participado do processo. “Foi um período demorado e de muitos trabalhos e dedicação, mas sobretudo, gratificante pelo resultado obtido”, disse. O acadêmico, Felipe Nauar Chaves, relatou ter muito orgulho em ter participado desde o início dessa produção. “O sentimento é de agradecimento e de comemoração pelo nosso esforço coletivo”, declarou.
A reitora Sara Falcão disse ainda que o Regimento é a carta magna da nossa Instituição, estruturando a UnirG em universidade. “É um marco histórico pois estamos cada vez mais crescendo em qualidade, excelência e transparência. Agradeço a toda a comunidade que participou dessa construção por meio de fóruns e também, aos conselheiros que trabalharam arduamente pela discussão e aprovação do documento, como uma gestão participativa e democrática”, frisou.
O novo documento foi aprovado pelos membros do Consup e equipe da Reitoria
Reitora: Sara Falcão de Sousa
Vice-reitor: Américo Ricardo Moreira de Almeida
Pró-reitor de Graduação e Extensão: Eduardo Miranda
Pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa: Rise Consolação Iuata Costa Rank
Secretária Geral Acadêmica: Neureny Martins dos Santos Silva
Secretária de Apoio aos Órgãos Colegiados: Daniela Leão Costa.
Membros eleitos pela Associação dos Professores - APUG-SSind:
Adolpho Dias Chiacchio
Antonio José Roveroni
Antonio Jeronimo Netto
Ceila Mendonça Milhomem
Eliana Núbia Moreira
Eliana Zellmer Poerschke Farencena
Gilberto Correia da Silva
Jamil Elias Dib
Jacqueline Aparecida Philipino Takada
Joel Moisés Silva Pinho
Joelcy Pereira Tavares
Jose Alves Maciel
Jose Carlos Freitas
Lais Tonello
Lady Sakay
Lívio Fernandes Cavalcante
Marcilene Assis Alves Araujo
Márcia Andrea Marroni
Marise Tanaka Suzuki
Mira Célia Benvenuto
Paulo Henrique Costa Mattos
Paula Marinho Scotta
Sandra Nara Marroni
Valmir Fernandes Lira
Zeila Coelho Santos
Membros eleitos pela Associação dos Servidores - ASAUnirG
Gleydson Moraes Lima
Oximano Pereira Jorge.
Membros – DCE
Alef Felix Tarrao Silvestre
Bruno Melo Genê Santiago
Felipe Nauar Chaves
Renato Duarte da Silva
Vinicius Lopes Santana
Informações: UnirG
ASCOM/APUG-Ssind