Com profundo pesar, a Apug Ssind lamenta o falecimento de Maria das Dores Braga Nunes, conhecida como Dolores Nunes, de 82 anos, ocorrido na noite desta sexta-feira, 8 em Palmas, vítima de parada cardíaca após complicações da COVID-19, ela já estava internada há 26 dias tratando de quadro de infecção.
Dolores Nunes, é mãe da prefeita de Gurupi, Josi Nunes, foi a primeira mulher a se eleger deputada pelo Tocantins. Deixa um grandioso legado, na politíca tocantinense, por sua tragétoria de luta, dedicação, amor pelo estado, e principalmente por inspirar tantas mulheres.
Dolores Nunes era advogada por formação, formou -se em 1979, pela Faculdade Anhanguera de Goiânia, e era também uma educadora nata, nasceu em Natividade do Tocantins, filha de Ismael Pacini Costa e Ana Braga Costa, casou-se com Jacinto Nunes da Silva, que se tornou prefeito de Gurupi em 1982, período em que se tornou primeira-dama, secretária municipal do Desenvolvimento Social e presidente da Fundação Educacionl de Gurupi, que anos mais tarde passou a se chamar Fundação UnirG. Ela iniciou sua trajetória política, sendo eleita em 1990 para o mandato (1991-1994) a primeira deputada estadual do Tocantins. Em seguida veio o mandato de deputada federal (1995-1998), tendo sido também a primeira deputada mulher do Tocantins.
Ocupou também o cargo de vice-prefeita durantes os mandatos de Laurez Moreira de 2013 a 2020.
O velório ocorrerá na Casa de Maria, na Avenida Minas Gerais esquina com a Rua 5, em Gurupi. O horário do início do velório ainda não foi definido. O enterro será às 17 horas deste sábado, 9, no cemitério da cidade.
Por Miquelin Feitosa