Protocolando nossas propostas de atualização da lei nº1755, disse em postagem nas redes sociais, o presidente da Apug, professor Antônio Jeronimo Netto.
Na noite da última sexta-feira, dia 23 de maio de 2025, a comissão formada por servidores técnicos administrativos e docentes, protocolou e entregou em mãos as propostas de atualização da Lei nº 1.755/2008 ao presidente da Fundação UNIRG, Thiago Piñeiro Miranda.
As propostas objetivam a manutenção dos benefícios aos servidores, assim como a retomada de outros benefícios já retirados, que haja a atualização das lei, mas que também corrija algumas distorções e inclua novos níveis nas progressões, e que a progressão não precise ser no ano subsequente e que passe a vigorar no mês seguinte, tanto na vertical, quanto horizontal. A comissão pede também a inclusão da sexta parte e 15 dias de férias em janeiro.
A comissão buscar garantir que os servidores e professores da UnirG sejam valorizados e tenham o reconhecimento em suas carreiras e que haja o fortalecimento do ensino superior público, como um todo.
Para lembrar e ficar por dentro
A Lei nº 1.755, de 21 de maio de 2008, foi aprovada pela Câmara Municipal de Gurupi e sancionada pelo prefeito da época. Ela estabelece o Regime Jurídico e o Plano de Carreira dos Docentes da Faculdade UNIRG, definindo regras para ingresso por concurso, progressão na carreira, remuneração e valorização dos professores. A lei garante critérios claros para evolução profissional, incentiva a qualificação e assegura paridade salarial entre docentes com a mesma titulação.
Por Miquelin Feitosa/Ascom Apug