Na manhã desta sexta-feira, dia 9 de agosto, a Comissão do Concurso Público Docente, nomeada pela Portaria nº 282/2013, se reuniu pela primeira vez, convocada por ato do Presidente da Fundação Prof. Sávio Barbalho. Esta reunião, como era de se esperar, definiu os cargos de Presidente e de Secretário, como estão explícitos na mesma Portaria.

São membros da Comissão os professores: Rise da Consolação Iuata Costa Rank, Joel Moisés Silva Pinho, Jean Carlo Ribeiro, Paulo Henrique Costa Mattos, Antônio José Roveroni e a Assessora Jurídica da Fundação Josana Duarte Lima e a Chefe de Execução Financeira Daniella Mesquita Ramos de Oliveira.

Em votação entre os membros presentes, foi confirmado o nome do Prof. PAULO HENRIQUE COSTA MATTOS para a Presidência da Comissão e o nome da Profª. RISE DA CONSOLAÇÃO IUATA COSTA RANK para a Secretaria da mesma.

A APUG-SSind esclarece a todos que o Prof. JOEL MOISÉS SILVA PINHO é membro indicado pelo Sindicato para a composição da Comissão. Os professores Paulo Henrique e Antônio Roveroni são representantes do Conselho Superior. Da mesma forma, a Profª. Rise e o Prof. Jean Carlo são representantes da Reitoria.

Além destes representantes, a Comissão também é composta de FISCAIS do Ministério Público e da APUG-SSind. Por parte da APUG-SSind, a fiscalização está sob responsabilidade de seu presidente, conforme Ofício encaminhado à Presidência da Fundação.

Relatamos estes detalhes para explicitar uma denúncia: a negligência da Fundação UnirG quanto ao comunicado do adiamento da realização desta primeira reunião. A data, horário e local previstos e comunicados à APUG eram o dia 7 de agosto, às 14 horas, no Salão de Reuniões do Açaí. O fiscal da APUG-SSind compareceu lá conforme fora notificado. Por motivos justos, a Presidência cancelara a reunião, com data a marcar. Marcou-se o dia 9 para o ato. A APUG-SSind não foi notificada nem do adiamento nem do dia e horário definidos posteriormente. Simplesmente, a APUG-SSind não foi mais notificada.

O Sindicato tem todo interesse na realização do Concurso. Mas, em vista desta negligência, publicamos aqui a seguinte decisão: qualquer desconsideração ou omissão por parte da Fundação ou mesmo da presidência da Comissão, o Sindicato buscará a IMPUGNAÇÃO dos atos realizados. 

O Presidente da APUG-SSind pediu satisfação ao Presidente Sávio. O mesmo disse que o Ministério Público fará sua fiscalização “de longe”, ou seja, não se fará presente em todas as reuniões. Mas, no caso da APUG, não será este o posicionamento. O fiscal designado far-se-á presente a todas as reuniões. Para isso, solicitará ao presidente eleito da Comissão, que elabore uma agenda que atenda a esta necessidade. A informação de que ficara decidido que a Comissão se reuniria regularmente sempre às 16 horas é a primeira coisa que deve ser revista. A APUG-SSind pedirá a seu representante que exija um horário que não venha a chocar com as atividades docentes.

Ressalte-se também que os membros da Comissão, exceto os fiscais, são gratificados financeiramente, como consta da Portaria.

Apesar das negligências acima, o Sindicato acolhe com felicidade esta realização e deseja a todos os membros as melhores realizações, na consciência de que a UnirG como um todo sairá no lucro.

 

José Carlos de Freitas

Presidente da APUG-SSind