Há mais de um ano, a seção sindical e a Unimed estão em um embate, onde a prestadora de serviços médicos quer a unificação da cobrança em um único boleto, em nome da Apug-Ssind, deixando de receber em casa, os beneficiários que utilizam o sistema Unimed até 2010, portanto, os contratos antigos e que aderiram ao plano de 2003 até 2010.
Além de trocar a forma de cobrança, a Unimed quer também reajustar, segundo uma auditoria realizada pela Unimed e apresentada à Apug-Ssind há alguns meses, no decorrer da negociação administrativa, que se arrasta desde então.
Para fazer o tal reajuste, a Unimed se baseia em normas da ANS, que autoriza a equiparação, com base na sinistralidade, ou seja, custos acima da cobertura, que, segundo a Unimed, estão acontecendo nos planos antigos, atingindo mais de 120 beneficiários (professores) e seus dependentes diretos, cadastrados no plano de saúde.
Na última reunião, realizada na Apug, no dia 30 de agosto, a Apug-Ssind solicitou que a Unimed apresentasse a propalada sinistralidade, contrato a contrato e quais beneficiários seriam atingidos e a totalidade nos respectivos contratos e quais contratos antigos seriam atingidos pela medida, caso a Apug-Ssind concorde com as mudanças propostas.
Agora, a Unimed entrou em contato com a Apug-Ssind, informando que já tem todos esses dados em mãos e que irá apresentar e entregar na próxima terça-feira, às 15h30min, em reunião agendada na sede da Apug-Ssind.
Informamos ainda que todas as reuniões administrativas realizadas até agora foram feitas com a presença do nosso assessor jurídico, que tem orientado a diretoria sobre quais procedimentos tomar.
Para tanto, convocamos os professores interessados e que sejam beneficiários do sistema Unimed para comparecerem à Apug-Ssind nesta terça, às 15h30min, quando será apresentada Unimed a documentação solicitada pela Apug.
Reforçando que a reunião será nesta terça-feira, 18 de outubro, às 15h30min, na sede da Apug-Ssind. Sua presença é importante para debatermos o Plano de Saúde, que atinge diretamente você enquanto professor(a) e seus dependentes.
Gilberto Correia da Silva
Presidente da Apug-Ssind