Nessa quarta-feira (27), a APUG convocou uma Assembleia Extraordinária dos Docentes da UnirG, onde foram discutidas questões como o Plano Coletivo de Saúde da Unimed e alternativas para viabilizar a sua manutenção. Foram divulgados todos os convênios firmados, inclusive a refiliação do sindicato à ACIG – Associação Comercial e Industrial de Gurupi. Além disso, a diretoria apresentou os informes gerais, a prestação de contas e o calendário de atividades da APUG, que é semestral.
Unimed
O principal ponto da Assembleia foram os assuntos envolvendo a Unimed. Isso porque segundo o presidente da APUG, Paulo Henrique, houve um aumento abusivo no reajuste anual das cobranças sobre os Planos. A operadora propõe, para 2019, o aumento de 13.55% para os planos com coparticipação e 27% aos sem coparticipação.
Segundo a assessoria jurídica do sindicato, “o problema é que pelos termos decretados pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), a Unimed deveria abrir um canal de negociação para os contratos coletivos, o que não ocorreu. Portanto, a Unimed agiu de forma unilateral e abusiva”. Com isso, foi decidido em Assembleia que será ajuizada uma nova ação, requerendo que a operadora não cobre o índice proposto e que seja aplicado o da ANS para contratos individuais, que é de 10%.
Convênios
A respeito das parcerias e convênios, foi informada sua ampliação, inclusive por meio da ACIG, que disponibiliza vários descontos em sua rede. De acordo com o presidente Paulo, “o professor que fizer a carteirinha da ACIG, pode ter acesso a todos os seus descontos e demais convênios da APUG, mas continuamos disponibilizando a carteirinha somente da APUG, pela qual os professores ganham desconto em nossas parcerias”.
Veja os descontos clicando aqui: REDE DE DESCONTOS ACIG / CONVÊNIOS APUG
Planejamento Semestral das Ações
Na apresentação do calendário de atividades, foi comentado sobre o evento do Dia das Mulheres: uma roda de conversa para tratar de assuntos da realidade das mulheres brasileiras e em especial, gurupienses. A conversa será pautada nos problemas que a população feminina enfrenta, como violência de todas as espécies, discriminação e feminicídio. Para falar e esclarecer dúvidas, estarão presentes alguns profissionais que lidam com o assunto diariamente, sindicalistas, autoridades, entre outros.
Até o mês de abril, outro evento que está sendo organizado é uma discussão a respeito da Reforma da Previdência, assunto que exige atenção de todos os docentes, devido à sua seriedade. Será convidado um profissional qualificado para expor o assunto e esclarecê-lo a todos os interessados. De acordo com a diretoria da APUG, em breve, serão divulgadas mais informações sobre a discussão.
Com o assunto da Reforma, durante a Assembleia também foi decidido que serão realizadas ações para informar a comunidade universitária da UnirG, a respeito dos problemas existentes e que podem surgir com a conjuntura política e econômica do país. O professor Paulo Henrique justifica: “Nós estamos com um problema sério hoje na UnirG, com relação ao pagamento dos nossos direitos trabalhistas, que são direitos de progressão, retroativo de progressão e a recomposição salarial, que é a perda inflacionária do ano passado”.
Ao falar da Universidade de Gurupi, a diretoria informou sobre a postura do presidente da Fundação diante dos problemas que atingem os professores. Após isso, a Comissão de Negociação do sindicato foi reformulada em votação. Agora, além da diretoria, é composta também pelos professores Gilberto Correia e Joel Pinho. No momento, a Comissão está focada em cobrar a recomposição de salários e resgate de direitos ameaçados.
Prestação de contas e conclusão
Foi feita ainda, a prestação de contas de janeiro de 2017 a janeiro deste ano. Ela foi aprovada e está disponível no sindicato, a quem quiser conferir. A mesma será publicada no site da APUG.
Finalizada, a Assembleia teve cinco pautas, incluindo informes gerais e demais assuntos que surgiram em seu decorrer.
ASCOM/APUG-Ssind