Depois de três dias de muitos debates, deliberações que atualizaram os planos de lutas e aprovaram as contas do ANDES-SN, o encontro deliberativo chegou ao fim, na noite deste domingo (16). Realizado na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), pela seção sindical Adufcg SSind, o Conad reuniu mais de 300 docentes de todo o país.

A Associação dos Professores Universitários de Gurupi- Apug Ssind contou com a participação ativa dos Professores Presidente e Vice – Presidente da Apug, Antonio Jeronimo Netto e Paulo Henrique Costa Mattos e da Diretora de Asssuntos Culturais Professora Lucirez Amaral.

O Presidente da Apug Ssind, Professor Antonio Jeronimo Netto, ressaltou a participação da Apug neste evento tão importante para a categoria.

“A participação da Apug no 66º CONAD do ANDES – SN com o tema “Reorganização da Classe com Inspiração nas Lutas e Culturas Populares” foi de extrema importância para fortalecer a luta e representatividade da categoria.

O CONAD é um espaço privilegiado onde os docentes de todo o país se reúnem para discutir e deliberar questões fundamentais para a classe. No congresso ressaltamos a necessidade de resgatar as raízes históricas e culturais do movimento docente, aprofundando uma reflexão sobre as lutas populares e suas contribuições para a construção de uma educação mais inclusiva e transformadora.

A Apug Ssind, como sindicato comprometido com os direitos e interesses dos docentes, tem um papel fundamental nesse processo. Ao participar do CONAD, nós representamos a voz e os anseios da categoria, contribuindo para a formulação de propostas e estratégias que visam a valorização do trabalho docente, a melhoria das condições de trabalho e o fortalecimento da educação como um todo.

A presença da Apug no congresso permite a troca de experiências e saberes entre os docentes de diferentes regiões do país, enriquecendo o debate e fortalecendo os laços de solidariedade e união. Além disso, a participação ativa da Apug nas discussões e deliberações do CONAD contribui para a construção de uma pauta de reivindicações mais consistente e representativa, que será levada adiante nas negociações com as instâncias governamentais e demais órgãos competentes”. comentou Netto.

Para a Professora Lucirez Amaral que é a primeira vez que participa de um evento como esse ela disse o seguinte, “A minha participação no 66 CONAD do ANDES está sendo muito enriquecedora. É  a minha primeira participação em um congresso do ANDES e venho observando o quanto é importante participar dos debates relacionados à política da educação superior que apesar de algumas polêmicas em decorrência de ideias divergentes, o CONAD produz muitos avanços. Devemos considerar também a oportunidade do encontro de ideias das diversas regiões de um país  tão diverso como o nosso.

Já o Professor Paulo Henrique Costa Mattos, ele que ja foi Presidente da Apug e hoje esta como Vice-Presidente da entidade sindical frisou em sua fala que a é importante a atualização do plano de luta para os próximos dois anos e ressaltou também a importãncia da participação da Apug sendo a entidade sindical de um universidade publica que é a UnirG. Hoje sendo uma das mais ativas na participação em eventos e encontros do Andes-SN.

01mesa

 

 

 

 

 

 

Andes -SN

Durante a plenária de Encerramento, foram aprovadas diversas moções que expressam repúdio às posturas conservadoras e misóginas de parlamentares municipais, estaduais e federais da extrema direita, aos ataques à educação pública, à liberdade de cátedra e às trabalhadoras e trabalhadores da Educação.

Por Miquelin Feitosa                                                         Fonte; Diretoria da Apug/Andes-SN

 

 

WhatsApp Image 2023-07-15 at 19.17.03 WhatsApp Image 2023-07-17 at 06.36.37