Com a proposta de discutir as contribuições do ANDES-SN para o 2º Congresso da CSP-Conlutas, que será realizado ainda no primeiro semestre de 2015, foi realizado em Brasília, nos dias 2 e 3 de maio, o 7º Conad Extraordinário, que foi deliberado e aprovado durante o 34º Congresso Nacional, promovido pelo ANDES-SN, em Brasília, no final do mês de março.
A seção sindical Apug-Ssind foi representada pelos diretores Gilberto Correia e Joel Pinho, indicados e aprovados em assembleia ordinária da categoria, realizada no dia 28 de abril do corrente ano.
Segundo o diretor da Apug, Joel Pinho, a participação da Apug-Ssind no evento é de fundamental importância, visando as mudanças gerais que estão ocorrendo em todos os níveis da sociedade brasileira, que estão afetando sobremaneira os trabalhadores brasileiros, em especial os professores, de todos os níveis de atuação. “Não podemos ficar de braços cruzados, apenas olhando, como se a luta nacional não fosse nossa. A Apug é seção sindical do ANDES-SN e como tal, devemos estar antenados a toda e qualquer proposta de debate busca de soluções para os problemas, especialmente os educacionais e as condições de trabalho e qualidade de vida. E, ressalto ainda, que algumas conquistas que os professores universitários de Gurupi obtiveram, foram tiradas e trazidas do ANDES em congressos e eventos passados, que nos possibilitaram consolidar e garantir os nossos direitos por meio da luta e fortalecimento da base”, explicou o professor Joel.
A mesma opinião tem o professor Gilberto Correia, que entende ser fundamental a unidade dos docentes das instituições de ensino e demais trabalhadores em geral. “Precisamos lutar pela manutenção e ampliação dos nossos direitos, em momento muito desfavorável em nossa sociedade. Nossos problemas em Gurupi são os mesmos de universidades federais e estaduais espalhadas pelo Brasil, assim como dos trabalhadores de todas as atividades profissionais do Brasil. Precisamos consolidar nossa luta e a participação em eventos do nosso sindicato nacional e da nossa central sindical, é um dos meios para que nossa organização de trabalhadores possa continuar autônoma, independente e fortalecida para a luta, que não é pequena”, disse o presidente da Apug-Ssind.
Participaram do 7º Conad extraordinário, cerca de 40 delegados , 70 observadores e 40 diretores.
Fonte: Ascom-Apug/Ssind