Na manhã desta quarta-feira (8), as entidades que representam os servidores municipais de Gurupi, Apug, Sisemg e Asaunirg estiveram no Programa Radiall da rádio 104,9 Nova FM, debatendo a Reforma da Previdência Municipal – GurupiPrev.

Participaram do debate o presidente do Sindicato dos Professores Universitários de Gurupi – APUG-Ssind, Gilberto Correia, a presidenta do Sindicato dos Servidores Municipais de Gurupi – SISEMG, Lucileia Nascimento e o Presidente da Associação dos Servidores da Fundação UnirG – AsaUnirg,  Leonardo Mota.

O professor Gilberto Correia deu início ao debate relembrando a situação

Houve um decreto em dezembro de 2019 onde o prefeito instaurou uma comissão para avaliar e analisar as propostas de alterações da Lei do GurupiPrev, e fomos pegos de surpresa, porque isso não foi divulgado. Só ficamos sabendo em março desse ano, quando teve uma audiência pública na câmara sobre a Reforma da Previdência e o IPASGU. Imediatamente, nós nos preocupamos e nos reunimos para fazer um ofício, que no dia seguinte foi encaminhado para a Secretária Municipal de Administração, Betânia Maciel, para que fossem incluídos nomes nessa comissão, três de cada entidade. Só tivemos a resposta de que obtivemos êxito na inclusão dos nomes cinquenta dias depois, ou seja, quase no  final de maio. Nós exigimos que entrássemos na comissão e fizéssemos um trabalho de discussão e de debate, então entrou um membro de cada entidade para o grupo de trabalho da comissão para debater e elaborar todas essas questões, só que já tinha uma minuta pronta. Fizemos algumas propostas de alterações que não foram acatadas em hipótese nenhuma. Tudo que fizemos nesses dois meses ficou valendo de nada, então faltou compromisso e palavra com o servidor público de Gurupi”, recorda Gilberto.

Reveja as matérias em que a associação e os sindicatos cobram informações sobre as alterações na Lei do GurupiPrev: http://apugssind.com.br/apug-asaunirg-e-sisemg-cobram-informacoes-sobre-alteracoes-na-lei-do-gurupiprev/

http://apugssind.com.br/apug-e-sisemg-fazem-reuniao-com-prefeito-laurez-moreira/

http://apugssind.com.br/primeira-transmissao-ao-vivo-da-radio-web-da-apug-traz-debate-sobre-gurupiprev/

A principal queixa dos representantes é que não tiveram espaço para debater as mudanças da Lei, mesmo com tantas tentativas, como ressalta o presidente da AsaUnirg, Leonardo Mota “Estamos vivendo um processo completamente autoritário que não houve discussão, os tópicos não foram trabalhados e acaba que não podemos deixar que o município venha com esse peso por cima do servidor. Já estamos sendo massacrados a muito tempo”, frisa Leonardo.

Estão rasgando nossa lei previdenciária, estão aumentando a idade, o tempo, estão colocando pedágio, tudo que não era permitido fazer [...]. Temos que pressionar mais os nossos políticos para ter mais compromisso com a população, fazer um debate mais amplo [...]” enfatiza a presidente do Sisemg, Lucileia Nascimento. Ela também observa que esse projeto de Lei é difícil de entender porque é preciso destrinchá-lo, não é qualquer pessoa que consegue extrair onde a reforma atinge os servidores.

O projeto de lei da Reforma da Previdência já está na Câmara Municipal, com sessão convocada para amanhã, dia 9. Haverá um carro de som na porta da Câmara, representando a luta dos servidores municipais de Gurupi.

Durante todo o debate, associados e sindicalizados interagiram enviando perguntas e comentários por WhatsApp e Facebook. Veja o debate na íntegra em: https://www.facebook.com/apug.ssind

ASCOM/APUG-SSIND