Atendendo a um pedido da Associação dos Professores Universitários de Gurupi (APUG), a Câmara Municipal de Gurupi realizará no próximo dia 12 de maio de 2025, às 9h, uma audiência pública no Plenário da Casa de Leis para discutir o Projeto de Emenda à Lei Orgânica nº 001, de 12 de março de 2025. A proposta trata do estabelecimento de regras do Regime Próprio de Previdência Social do Município de Gurupi, com base nas alterações introduzidas pela Emenda Constitucional nº 103, de 12 de novembro de 2019.
A iniciativa da audiência partiu da própria APUG, deliberada em assembleia com seus sindicalizados, onde foi decidido encaminhar formalmente à Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final da Câmara o pedido para que o tema fosse debatido de forma pública e transparente, dada a sua relevância para todos os servidores públicos municipais.
A solicitação foi enviada na quinta-feira (11) de abril de 2025 e o ofício entregue em mãos, ao vereador Walter Coelho, que prontamente atendeu ao pedido. O presidente da Comissão, vereador Walter Coelho (Republicanos), enviou também através da sua assessoria, o convite direcionado ao presidente da APUG, Antonio Jerônimo Neto, reforçando a importância da presença da entidade e dos servidores no debate.
Informando ainda , que a audiência contará com a presença de Nancy Abadia de Andrade Ramos e Lorena de Andrade Cassani, consultoras previdenciárias da Confederação Nacional de Municípios (CNM), que contribuirão tecnicamente com a discussão.
A APUG destaca que este é um momento decisivo para o futuro previdenciário dos servidores, especialmente dos professores e professoras, e por isso reforça o chamado à participação massiva da categoria. “A presença de cada docente é fundamental para garantir que os interesses da classe sejam ouvidos e considerados. Essa audiência é fruto da mobilização coletiva e precisamos fortalecer ainda mais nossa união neste momento”, reforça o presidente da seção sindical Apug Ssind, Antonio Jeronimo Netto.
Miquelin Feitosa/ Ascom Apug