No período de 20 a 22 de setembro deste ano, a APUG sediará o XVII Encontro Nacional dos Setores das Universidades Estaduais e Municipais do ANDES-SN. Após 16 edições já realizadas, é a primeira vez que o evento acontecerá no âmbito de uma seção do Setor das Municipais.
A escolha por votos aconteceu no último final de semana, durante a Reunião do Setor das IEES/IMES, na sede do Sindicato Nacional em Brasília. Das 13 seções sindicais presentes, a APUG teve sete votos e a seção sindical estadual do Piauí teve seis votos.
Do nosso sindicato, a delegação composta pelo presidente Paulo Henrique e pelos professores Joel Pinho e Gilberto Correia, esteve presente na reunião deste final de semana, que discutiu a “Contrarreforma da Previdência e seus impactos para a Carreira Docente”, a situação da “Previdência nos estados” e as deliberações do 38º Congresso do ANDES, realizado em janeiro último, para o setor das estaduais e municipais.
A nossa seção sindical gurupiense contou com o importante apoio de outras, como a ADunicamp e ADUERN, que reconheceram a intervenção e o papel da APUG, enquanto seção sindical do ANDES há 29 anos, sendo a única do Setor das Municipais com participação ativa e importante envolvimento na defesa e construção do setor das municipais, bem como a constante presença nos fóruns, congressos, seminários, encontros e mobilizações.
Segundo o presidente da APUG-Ssind, professor Paulo Henrique, o Encontro será de extrema importância para a seção sindical, considerando que será a primeira vez em 17 anos de existência, que o Encontro Nacional do Setor das IEES/IMES será realizado em uma seção sindical municipal. “Com certeza, vai dar maior visibilidade e reforçar a importância da APUG e possibilitar a realização do debate fundamental sobre a precarização do trabalho docente, a retirada de direitos trabalhistas e conquistas sociais dos trabalhadores docentes em Gurupi, no Tocantins e no Brasil”, afirmou Paulo Henrique.
O evento é organizado e financiado pelo ANDES, em parceria com a seção sindical e deverá atrair a presença de aproximadamente 150 docentes de universidades estaduais e municipais do país, com debates, palestras, discussões e painéis, que irão auxiliar esse setor do ANDES a se consolidar e preparar os docentes brasileiros em suas lutas, que em sua maioria são comuns, mas aquelas específicas de cada entidade sindical junto às suas bases e gestões universitárias e governamentais.
Paulo Henrique entende ainda que até mesmo para a IES de Gurupi, que se transformou em Universidade no final do ano passado, será importante, porque projeta a instituição em todo o país, uma vez que o ANDES Nacional intensifica a divulgação do evento em todas as universidades brasileiras.
O tema principal do Encontro Nacional, os demais eixos com respectivos painéis, palestrantes e programação geral serão definidos na próxima reunião do Setor das IEES/IMES, que vai acontecer na sede do ANDES-SN, no período de 03 a 05 de maio, além da reunião conjunta com o Setor das Universidades Federais, na mesma data.
Informações: prof. Gilberto Correia
ASCOM/APUG-Ssind