Na semana passada, foi aprovado na Câmara Municipal de Vereadores o Projeto de Lei 04/2023, o qual institui a lista tríplice na nossa universidade, alterando o regimento acadêmico e retirando a autonomia universitária. Em resposta a isso, Apug Ssind, UnirG e o movimento SOS UnirG estão organizando um ato na manhã desta segunda-feira, dia 22 de abril de 2024, convidando toda a comunidade acadêmica, em especial os docentes, técnicos administrativos e discentes, a participarem de uma mobilização em frente à prefeitura municipal, às 8h. O objetivo do ato é defender uma universidade autônoma e protestar contra a aprovação do PL nº 04, celebrando de forma simbólica a autonomia da UnirG, da prefeita e dos vereadores que votaram a favor do projeto.
O evento está acontecendo em frente à sede da Prefeitura de Gurupi, na Rua 01, entre as Avenidas Goiás e Maranhão, às 8h30.
Além disso, o presidente da Apug Ssind, Professor Antonio Jeronimo Netto, e o Professor Marllos Peres de Melo representaram a Seção Sindical de Gurupi em uma reunião dos setores das IFES e IEES/IDES/IMES, que ocorreu nos dias 20 e 21 de abril de 2024, em Campinas, São Paulo. Entre os principais assuntos discutidos estão a autonomia universitária, o fim da lista tríplice, o controle do ponto eletrônico, concurso público, plano de carreira e regimes de trabalho.
O presidente da Apug também solicitou à diretoria do sindicato nacional Andes a elaboração de uma nota de repúdio aos vereadores que votaram a favor do PL 04/2023. O Andes-SN enviou uma nota repudiando a aprovação do PL e condenando a politicagem, as violações da autonomia universitária e o intervencionismo político externo na UnirG.
O comando da Greve Nacional dos Docentes das Universidades Federais do Brasil e o Andes Sindicato Nacional também repudiaram fortemente a aprovação do PL04, afirmando que a interferência na autonomia universitária e a retirada de direitos dos docentes e da comunidade universitária não são soluções para os problemas das universidades em qualquer nível. Eles destacam a importância da democracia, diálogo e respeito à comunidade universitária para o avanço do ensino superior no Brasil e o exercício docente.