Com presença confirmada por 86 seções sindicais, quase 500 delegados, aproximadamente 300 observadores, diretoria e convidados, começa nesta terça-feira (04/02), o 39° Congresso Nacional do ANDES-SN, organizado pela Associação dos Docentes Universitários da Universidade de São Paulo – USP.

O evento terá duração de cinco dias, com o tema central: “Por liberdades democráticas, autonomia universitária e em defesa da educação pública e gratuita”. Mais de 80 textos serão apresentados para os quatro temas de discussão: Conjuntura e movimento docente; Planos de luta dos setores; Plano geral de lutas; Questões organizativas e financeiras.

Durante os cinco dias, estão previstos debates sobre o atual cenário político, os ataques promovidos pelos governos federal e estaduais à categoria docente e à classe trabalhadora, de forma geral. Professores e professoras terão a tarefa de avaliar a conjuntura nacional e a internacional, em especial no tocante às lutas da América Latina, e traçar direcionamentos para os enfrentamentos em 2020.

APUG-Ssind presente

Representando a APUG, estão os professores Gilberto Correia da Silva, Paulo Henrique Costa Mattos, Joel Moisés Silva Pinho e Antônio Jerônimo Netto, com delegação indicada e eleita em assembleia realizada em novembro de 2019. “O congresso vai exigir que tenhamos firmeza em todas as seções sindicais, especialmente na mobilização em defesa dos nossos direitos, preparando as lutas do ano e nossas ações na defesa das instituições públicas de ensino, da carreira docente, dos serviços públicos e fortalecer a resistência aos ataques dos governos federal, estaduais e municipais”,  ressalta Gilberto Correia da Silva, presidente da APUG.

Além dos debates e encaminhamentos para o próximo período do Sindicato Nacional, no decorrer do congresso serão apresentadas as chapas do processo eleitoral para a escolha da diretoria do Sindicato Nacional – biênio 2020-2022. As eleições do ANDES-SN ocorrerão em maio.

 

Com informações da ASCOM/ANDES-SN