Em sessão itinerante, realizada anualmente pela Câmara de Vereadores, no Trevo da Praia, distante cerca de 70 km de Gurupi, a Associação dos Professores Universitários de Gurupi, seção sindical Apug-Ssind, foi declarada de Utilidade Pública Municipal. De autoria do vereador Ivanilson Marinho, o projeto de Lei 027 foi relatado pelo vereador Zezinho da Lafich foi votado e aprovado por unanimidade dos 10 vereadores presentes.
Os diretores da Apug-Ssind, professores Gilberto Correia e Joel Pinho acompanharam toda a sessão e ao final agradeceram aos vereadores pela aprovação do projeto que agora será encaminhado para sanção do prefeito Laurez Moreira.
“Importante esse reconhecimento do Executivo e do Legislativo gurupiense, pela Declaração de Utilidade Pública da Apug, que em 2017 completou 29 anos de existência e tem parcela de importância na comunidade local, estadual e até nacional, com sua atuação junto ao Sindicato Nacional dos Docentes do Ensino Superior – ANDES. Ainda que segmentado, a Apug tem relevância pelas suas ações não só em defesa da categoria docente universitária, mas pelo engajamento social e pelas ações de serviços prestados voluntariamente à comunidade tocantinense, seja pela participação direta da entidade, como por meio dos seus sindicalizados nas muitas atividades que direta e indiretamente afeta a população, nos mais diferentes tipos de atendimentos, sempre em parceria com a Fundação e Centro Universitário Unirg”, declarou o presidente da Apug, professor Gilberto Correia.
O professor Joel Pinho, 1º secretário da Apug-Ssind, lembrou ainda que o fato de ser declarada de utilidade pública permite que a Apug possa receber doação de orgãos públicos e firmar parcerias, especialmente porque a entidade também promove atividades sociais no município de Gurupi,ressaltando que o próximo passo é solicitar a declaração de Utilidade Pública Estadual.