Como ação do mês dedicado aos professores e professoras, a seção sindical promoveu uma Pesquisa/Enquete de Levantamento de Dados sobre a Saúde Mental e Bem Estar com os docentes da Unirg. O levantamento foi feito durante a primeira quinzena de outubro e teve o retorno de 90 questionários, que foram tabulados ao longo da última semana.
A proposta surgiu a partir da necessidade da seção sindical entender como os docentes da Universidade de Gurupi se sentem e estão vivenciando mediante os desafios impostos pela pandemia da COVID 19, sob enfoque do seu bem estar e de suas atividades profissionais, notadamente pela decisão de retornar as aulas práticas de estágio e laboratorial, considerando que as aulas remotas estão sendo ministradas desde o início da pandemia.
A professora Edna Pinho, também diretora da Apug, ressalta que é um levantamento preliminar, superficial, mas que demonstra como está a situação dos docentes da Unirg, em relação a saúde mental e bem estar. “Embora sejam informações sucintas para consumo do sindicato Apug, esperamos que a Universidade e a Fundação UnirG, tomem ciência e trabalhem no sentido de promover a integração, respeitando as diferenças e as necessidades da classe, especialmente para os que estão no grupo de risco e os que estão retornando às aulas práticas laboratoriais e de estágio, já aprovadas em reunião recente do Consup”.
O presidente da Apug, prof. Gilberto Correia reforça a importância dos dados obtidos. “Como não houve um trabalho nesse sentido, pelo menos que seja do conhecimento da categoria por parte da instituição, a Apug resolveu fazer e colaborar também com a Fundação e Universidade Unirg, e com base nos resultados obtidos, possam ser usados para análise e tomada de decisões, que minimizem os riscos que podem ter, não só os professores, mas também os servidores e acadêmicos da IES”, declarou.
Veja a pesquisa aqui:
Fonte: Ascom/apug-Ssind