“Resistência à ofensiva conservadora: pela disputa do fundo público, contra o sucateamento das Iees e Imes, e contra o arrocho salarial” essa é a temática do XIV Encontro do Setor das Instituições Estaduais e Municipais de Ensino Superior do ANDES-SN, que acontecerá de 16 a 19 de setembro, em Salvador (BA). O encontro deve reunir docentes de instituições estaduais e municipais de ensino superior de todo o país.

Para o secretário-geral do ANDES-SN e um dos coordenadores do Setor das Iees/Imes, Alexandre Galvão, a forma como o encontro foi organizado possibilitará promover uma ampla discussão sobre a atual conjuntura, na qual há um recrudescimento de setores conservadores da sociedade e ainda o arrocho salarial em muitos estados, fruto da política de ajuste fiscal que está sendo implementada, não só na esfera federal, mas também em diversos estados e municípios. “Nós estamos com lutas importantes em vários estados do Brasil, inclusive com greves, as quais têm como elementos comuns na pauta a questão do arrocho salarial, que não garante a reposição inflacionária, e também a defesa de direitos que estão sendo atacados e ainda a organização com outros setores da classe trabalhadora. Então, o encontro irá exatamente discutir essa conjuntura que estamos vivendo nos estados, para armar o setor das estaduais e municipais do ANDES-SN para que possamos fazer uma luta ainda mais unificada”, explicou Galvão.

Para o diretor do ANDES-SN, o XIV Encontro irá coroar todo o esforço que o setor vem fazendo ao longo dos anos para acúmulo de debates e unificação das lutas das estaduais e municipais de todo o país. “Por isso, a nossa expectativa é que iremos realizar o maior encontro do setor das Iees/Imes, com uma maior representação de seções sindicais e de docentes”, concluiu.

Programação

Além da conjuntura e a resistência à ofensiva conservadora, o encontro irá abordar também temas como o ajuste fiscal, dívida pública, financiamento das IES Públicas e direitos trabalhistas. Confira aqui a programação.

Fonte: ANDES-SN