Nesta sexta-feira, às 8 horas, no anfiteatro do SESC de Gurupi, os alunos do Projeto ARTE e VIDA apresentaram duas modalidades artísticas (percussão e dança) na abertura do FETIPA – Fórum de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção à Infância. O Projeto Arte e Vida é uma idealização dos professores ADILAR DALTOÉ, MARIA LECI e PAULO HENRIQUE. Tem à frente, como coordenador geral, o Sr. FELIPE VERAS, experimentado em atividades artísticas voltadas para crianças carentes.
O Projeto teve seu início em outubro de 2012, sendo acolhido pela comunidade escolar da Escola Municipal Elizeu de Carvalho, Parque Industrial de Gurupi. Envolve cerca de 60 alunos, em encontros semanais nas manhãs de sábado. O Projeto abrange atividades de formação musical (percussão), teatro, dança, além de levar em conta o reforço pedagógico e o estímulo à vivência escolar da aprendizagem, conforme apresentou a Profª. Maria Leci ao público ali presente.
A apresentação dos alunos deu provas do estágio de aplicação do Projeto. Como pode ser verificado pelas imagens, os alunos aprenderam e fabricaram os próprios instrumentos.
O Projeto foi encampado pela APUG-SSind e, desde então, ela responde legalmente por suas atividades. A presença dos alunos no Fórum foi uma ocasião mais do que adequada. O Fórum de Gurupi, que contou, na abertura, com o Prefeito Laurez Moreira, representantes da Justiça do Trabalho e outras entidades, foi o início do que seus organizadores chamam de Caravana do Norte para Erradicação do Trabalho Infantil. Teve início hoje. Nada mais adequado do que mover o combate ao trabalho infantil justamente com proposituras de mais educação e mais arte.
É o que o Projeto Arte e Vida faz.
Nossos agradecimentos às crianças, ao Sr. Felipe, aos companheiros Adilar, Leci e Paulo. Também a todos os colaboradores.
José Carlos de Freitas
Presidente da APUG-SSind