As eleições para escolha dos docentes que farão parte do CONSUP (Conselho Superior) da UnirG, ocorreram nesta sexta-feira (27/11), das 9 às 18 horas, totalmente eletrônica, devido a pandemia. Neste pleito 30 professores concorreram às 19 vagas titulares para o período de 2020 a 2024, com posse programada para o dia 14 de dezembro. Os demais votados que não ficaram entre os 19 titulares, serão empossados na condição de suplente e serão convocados sempre que um titular não puder participar da reunião. A Apuração iniciou imediatamente após o término da apuração, mas o resultado foi divulgado somente após as 20 horas, após checagem do sistema e da segurança eletrônica contra possíveis fraudes.

O processo eleitoral deste ano foi o último promovido pela Apug, que pelo novo regimento que passou a vigorar em janeiro deste ano, passou essa tarefa para o próprio Consup, que deveria ter alterado o seu procedimento interno e criado o regulamento eleitoral, mas justamente pela falta do regulamento, resolveu incumbir a Apug, então detentora desta função.

Para o presidente da Apug-Ssind, prof. Gilberto Correia, é um ciclo que se fecha, depois de 7 eleições na coordenação dos procedimentos eleitorais. “Este processo vem desde a então Fafich, passando pelo Centro Universitário e agora Universidade Unirg. Aceitamos realizar este ano, para também demonstrar nossa boa vontade e disposição de sempre colaborar com a instituição, sem, no entanto, deixar de lado nossa maior tarefa: a defesa dos direitos dos docentes. Mas não podíamos deixar de colaborar, como a Apug sempre fez e faz, seja em comissões, em ações coletivas, preparatórias, conselhos e demais atividades acadêmicas. Inclusive o plano de carreira que temos e outras atividades regulatórias sempre tem a presença da Apug e não seria desta vez que deixaríamos de colaborar com a instituição Unirg”, destacou Gilberto Correia.

No encerramento dos trabalhos com a apuração e relatório final, o presidente da Comissão Eleitoral, prof. José Carlos, também ex-conselheiro, ressaltou a importância do Consup, onde se toma as decisões de maior relevância dentro da Universidade. “O conselho tem representação dos docentes, discentes e funcionários administrativos. Não cabe só a equipe da reitoria e presidência definir ações a serem tomadas, as decisões são feitas em conjunto, por meio do conselho”. Além do professor José Carlos, a comissão eleitoral é composta pela professora Maria Marinalva e Nelson Ogawa.

Pelo regulamento eleitoral, começa a contar o prazo de 48 horas para recurso. A homologação acontecerá na segunda-feira, dia 30. No link Eleição Consup 2020 está publicado também o Extrato das Células Eleitorais, para consulta.

Confira a lista dos eleitos e suplentes clicando no link:
.

RELAÇÃO DOS CONSELHEIROS ELEITOS e RESPECTIVOS SUPLENTES:

Download (PDF, 316KB)