Com as presenças dos professores Jones Dari Goettert, da Universidade Federal da Grande Dourados-MS, e José Carlos de Freitas, da Unirg, como debatedores, tendo o também professor da Unirg e IFTO, Rafael Silva Oliveira como mediador, foi realizado no último sábado, o terceiro encontro do semestre do Curso de Extensão em Filosofia, Literatura e Cinema, promovido pela Associação dos Professores Universitários de Gurupi – APUG, seção sindical do ANDES-SN.
O curso que acontece há 11 anos, tem o tema Nortidades, em referência a região Norte do Brasil. A etapa terá duração de dois anos, encerrando em dezembro de 2022.
Neste encontro foi debatida a questão da Amazônia, com a exibição do filme Amazônia em Chamas, de 1994, do diretor John Frankenhemeier, EUA, 1994. Após a exibição do filme foi realizado o debate, com intervenções de vários participantes, entre eles, Edna Pinho, Paulo Henrique, e outros participantes, seja no chat ou fazendo uso do tempo disponível para exposição de ideias.
Professor Jones Dari, com o conhecimento de causa, por ter morado no Acre por quase cinco anos, conheceu de perto o problema amazônico, sendo pesquisador em Geografia de População, abrangendo os temas: Fronteira, Migração, Território, Trajetórias individuais, Geografia e Literatura, sendo autor dos livros: O espaço e o vento; olhares da migração gaúcha para o Mato grosso; Geugrafias migrantes do acre e outras paragens; Transfazer o espaço I e II (Ensaios sobre literaturas nômades em metamorfoses de espaços, tempos e sujeitos andarilhos); Lugares, jeitos e sujeitos; Tempos, espaços civilizadores: diálogos com Nornbert Elias; O Brasil migrante: gente, lugares e transterritorialidades, descreveu a região e as situações vivenciadas em sua estadia na Região Norte.
O professor José Carlos, em sua fala, trouxe o poema de sua lavra: A Morte de Chico Mendes, em anexo abaixo, produzido para este encontro, para fazer um histórico poético, filosófico e cruel da atual realidade brasileira, através da leitura do filme exibido, que retratou a vida de Chico Mendes e da população amazônica, em defesa da terra, da vida e da própria sobrevivência, em meio ao avanço do capital, da ganância e exploração desordenada da região.
O próximo encontro acontece no dia 29 de outubro, dentro da programação da Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi. Na mesma data será lançado o livro Filosofia e Cinema: uma década de ensino, que reúne 16 artigos de organizadores e participantes do Curso de extensão, que já teve mais de 1.300 participantes nos seus 11 anos de existência.