Com o propósito de resgatar as atividades da seção sindical, a APUG produziu o livro Memória, Política e Gestão: Lampejo do Tempo, com as principais atividades sindicais, políticas e sociais da gestão no período de 2015/2017, que servirá como referência, para outras futuras publicações.

Diretor Netto, entregando exemplar do livro para a ex-presidente do ANDES, Eblin Farage

Diretor Netto, entregando exemplar do livro para a ex-presidente do ANDES, Eblin Farage.

Durante o 63º Conad realizado em Fortaleza no período de 27 de junho a 1º de julho, o “Lampejo do Tempo”, foi lançado e distribuído entre as regionais e seções sindicais presentes no Conselho Nacional do ANDES-SN. Na ocasião, o atual Diretor-Tesoureiro da APUG, Antônio Jeronimo Netto, entregou o material para o presidente eleito do Andes Antonio Gonçalves e para a ex-presidente Eblin Farage.

Gilberto Correia e Joel Pinho.

Gilberto Correia e Joel Pinho.

Organizado pelos professores Gilberto Correia da Silva e Joel Pinho, ex-diretores da APUG, que afirmaram ser um desafio produzir um documento desta envergadura, classificando de “audaciosa”, não na sistematização, mas na própria luta do dia-a-dia que a diretoria executiva teve que dar seguimento e enfrentar novas frentes de trabalho, “especialmente pelo desmonte da docência pública, com retirada de direitos e outras mazelas contra a categoria pública, seja na esfera federal, estadual e municipal, como é o nosso caso”, explicaram os autores.
Para o presidente da APUG, Paulo Henrique Costa Mattos, a publicação fortalece o trabalho de comunicação, servindo de resgate e de documento valioso para que não nos esqueçamos da necessidade de termos unidade em prol das lutas que foram travadas e de muitas que estão por vir ainda. “Podemos afirmar que obtivemos diversas vitórias, mas também tivemos alguns reveses, o que não pode significar abatimento ou desistência. Ao contrário, sempre nos fortaleceu e nos reagrupamos e com mais força ainda fomos e somos impulsionados para a luta”, disse Costa Mattos.

Por: Gilberto Correia.