A Comissão Eleitoral Central (CEC) divulgou na manhã desta terça-feira (15), o resultado final da computação dos votos da eleição para a nova diretoria do ANDES-SN, que estará à frente do Sindicato Nacional durante o biênio 2018-2020. A Chapa 1 “ANDES Autônomo e de Luta” foi eleita com 51,71% dos votos dos eleitores que compareceram às urnas de todo o país, nos dias 9 e 10 de maio.

 A votação ocorreu, através de voto direto e secreto, nas secretarias regionais e em 99 seções sindicais do Sindicato Nacional em todo o país. Do total docentes aptos a votar (69.152), 24,42% compareceram às urnas, ou seja, foram 16.887 votantes. Desses, 8.732 (51,71%) votaram na chapa 1; 7.215 (42,73%) na chapa 2; 481 (2,85%) em branco; e 459 foram votos nulos (2,72%). Confira o mapa da apuração na planilha da Circular nº  31/CEC/18. comissão eleitoral ANDES

Segundo Alexandre Galvão Carvalho, presidente da Comissão Eleitoral Central (CEC) – (foto), a participação de duas chapas e o envolvimento dos docentes no pleito eleitoral mostram que o ANDES-SN é um espaço democrático e o representante legítimo da categoria docente. “Depois de muitos anos tivemos duas chapas concorrendo às eleições do ANDES-SN e uma grande participação das seções sindicais. O Sindicato Nacional sai fortalecido depois desse processo eleitoral para as lutas vindouras, na medida em que a eleição envolveu toda a categoria, que se envolveu no processo, com a campanha, apresentou o seu projeto, e o maior saldo da eleição é que o ANDES-SN sai fortalecido e municiado para enfrentar essa conjuntura de profundos ataques”, disse.

Cronograma
Após a divulgação do resultado final da computação final dos votos nesta terça (15), é dado um prazo de 24 horas para que os representantes das chapas ou candidatos apresentem recursos, conforme Art. 49 do Regimento. Caso não sejam apresentados recursos, a promulgação do resultado sairá no dia 16 de maio.

APUG-SSINDGil Correia

Em Gurupi, estavam aptos a votar 211 professores sindicalizados à Apug/Ssind e votaram 104, totalizando quase 50% dos votos.  O professor Gilberto Correia da Silva (foto),  é o representante local eleito na chapa nacional, no cargo de 1º Secretário na Regional Planalto, composta por seções sindicais do Tocantins, Goiás e Distrito Federal. A Apug-Ssind foi a seção sindical da Regional Planalto que mais votos deu à Chapa 1 e percentualmente foi a segunda, ficando atras somente da Adufg, mostrando que o trabalho desenvolvido na base sindical com apoio do sindicato nacional tem produzido resultados favoráveis.

Para o presidente da Apug-Ssind, Paulo Henrique Costa Mattos, o resultado da eleição “representou uma grande vitória do sindicato. Foi o segundo melhor resultado alcançado pelo sindicato nacional na regional, só perdendo para a Adufg, porém, nossa votação foi a que mais deu votos para a Chapa 1. Isso mostra que quando fazemos um trabalho sério, classista e comprometido com os interesses da categoria, podemos obter resultados significativos”, declarou o presidente da Apug-Ssind.

A apuração iniciou logo após o encerramento da eleição na sede da Apug-Ssind e os dados foram enviados a comissão nacional, na sede do ANDES-SN em Brasília, onde estão sendo contabilizados todos os votos do país e a divulgação do resultado final está prevista para o dia 16.

A posse da nova diretoria eleita ocorrerá em Fortaleza (CE), durante o 63º Conad, que inicia no dia 28 de junho.

Saiba Mais

Começa a apuração dos votos locais para a escolha da nova diretoria do ANDES-SN

ANDES-SN realiza eleição para nova diretoria nos dias 9 e 10 de maio

Comissão eleitoral homologa chapas para a eleição da diretoria do ANDES-SN

Eleição do ANDES-SN para o próximo biênio terá duas chapas

Confira as circulares do processo eleitoral e o InformANDES Especial Eleições. 

Fonte: ANDES-SN