Estão acontecendo em todo o país, as eleições para escolha da nova diretoria nacional do ANDES-SN, que vai estar à frente do Sindicato Nacional durante o biênio 2018-2020. Estatutariamente são dois dias de votações, iniciada dia 9, com encerramento nesta quinta (10/05), em todas as unidades de ensino superior federais, estaduais e municipais sindicalizadas ao ANDES-SN.
A votação acontece por meio do voto direto e secreto, nas seções sindicais e secretarias regionais do Sindicato Nacional e segundo levantamento fornecido pela Comissão Eleitoral Central, estão aptos a votar 68.799 em todo o Brasil.
Nesta eleição, duas chapas se inscreveram para o pleito: “Chapa 1 – ANDES Autônomo e de Luta” e a Chapa 2 – Renova Andes”.
Segundo Alexandre Galvão Carvalho, presidente da Comissão Eleitoral Central (CEC), esta deve ser uma das maiores eleições do ANDES-SN e a participação da categoria docente é fundamental para reforçar a legitimidade do processo, o fortalecimento do Sindicato Nacional e manter a unidade na pluralidade e a independência de classe do movimento docente.
“A participação dos eleitores nas eleições demonstrará o compromisso dos nossos sindicalizados com as bandeiras defendidas pelo ANDES-SN e com a história desse Sindicato Nacional que sempre lutou pela unidade da categoria e em defesa do seu projeto de universidade pública, gratuita e de qualidade e em defesa da categoria docente e da classe trabalhadora”, disse.
APUG-SSIND
Em Gurupi, estão aptos a votar 211 professores sindicalizados à Apug/Ssind. O professor Gilberto Correia da Silva (foto), ex-presidente da Apug é o representante local na chapa nacional, concorrendo ao cargo de 1º Secretário na Regional Planalto, composta por seções sindicais do Ttins, Goiás e Distrito Federal.
Para o professor Paulo Henrique, presidente da Unirg, a seção sindical Apug-Ssind está empenhada para que a maioria dos sindicalizados vote. “Estamos informando e convocando de todas as formas possíveis os nossos professores e professoras para que votem, fortalecendo a autonomia sindical e a luta classista. A participação de todos é fundamental para que que todos se lembrem que só seremos fortes com efetivo envolvimento de todos. O sindicato não é sua diretoria, são todos os seus filiados”, finalizou o presidente.
A apuração local e nacional terá inicio na sexta-feira (11/05) e os dados iniciais serão enviados à comissão nacional, na sede do ANDES-SN em Brasília, onde serão contabilizados todos os votos do país e a divulgação do resultado final está prevista para o dia 16.
A posse da nova diretoria está marcada para Fortaleza, no dia 28 de junho, (CE), durante o 63º Conad, no dia 28 de junho.
Fonte: Apug-Ssind, com informações do ANDES-SN