Em 29 de abril de 1987 – conforme um manuscrito do Arquivo da APUG-SSind – a Prof. Paula Zanella de Sá convocava os professores para uma reunião a ocorrer em 1º de maio. A pauta principal: reajustes salariais.
Nos termos do documento: “Senhores Professores, estou, pela presente, convocando-os para tratarmos de assuntos de nosso interesse, entre outros, reajustes salariais, em reunião, dia 1º de maio, às 8,30 horas, pontualmente, nas dependências da faculdade”.
Paula Zanella de Sá foi presidente, posteriormente, da APUG-SSind, na Quarta Diretoria, cujo mandato transcorreu no biênio de 1991-1992 e também na Quinta Diretoria, no biênio de 1992-1993, quando se discutiu a filiação ao ANDES-SN e se efetivou a criação da APUG-SSind como Seção Sindical deste Sindicato Nacional.
Claro fica, para nós, já distantes 25 anos desta reunião, que o problema da revisão dos salários é uma desventura que comungamos com todas as gerações de educadores da UnirG. Não é à toa que os cursos de licenciatura da UnirG estejam com baixa procura de alunos. Nós mesmos, historicamente, estamos ensinando a eles que, financeiramente, não compensa ser educador.
Uma visada pelos arquivos da APUG-SSind pode atestar que a história não apresenta novidades neste porém, como poderemos ver no próximo tópico Memória 5.
Vale a pena conferir o documento. Ele foi redigido de próprio punho e traz assinaturas dos professores presentes.
José Carlos de Freitas
Presidente da APUG-SSind