Em homenagem ao Dia do Professor, comemorado todo dia 15 de outubro, a seção sindical Apug-Ssind promoveu um Ciclo de Debates no início do mês, debatendo o Movimento Docente e a Luta Contra a Retirada de Direitos,.

O debate foi iniciado às 14 horas, com Análise de Conjuntura, apresentado pelo professor da UFG e 1º Tesoureiro da Regional Planalto do Andes-SN, Fernando Lacerda. Na sequência foi apresentado o Marco Legal da C&T e os cortes nos orçamentos: Estratégias de lutas em defesa das IES públicas, tendo como convidado o professor Epitácio Macário, da Universidade Estadual do Ceará, também 3º tesoureiro do Sindicato Nacional – ANDES.

Até o encerramento teve ainda debate sobre a Escola sem mordaça: em defesa da escola pública e o lançamento das cartilhas: A contra reforma do Ensino Médio: o caráter excludente, pragmático e imediatista da lei 13.415/2017; Contra as formas de assédio, em defesa dos direitos das mulheres, das/os indígenas, das/os negras/os e das/os LGBT, além da cartilha do Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação: riscos e consequências para as universidades e a produção científica no Brasil.

No mesmo dia, no período noturno, foi realizado um jantar comemorativo aos professores, quando foi entregue o kit professor, oferecido pela seção sindical. Os professores sindicalizados que não participaram do jantar, podem retirar seu kit na sede da Apug, em horário comercial.

Para o presidente da Apug-Ssind, professor Gilberto Correia, foi um dia importante como atividade sindical. “Fizemos atividade rotineira da Apug, trazendo colegas professores e companheiros engajados na luta sindical e na defesa dos direitos dos trabalhadores, seja nas universidades federais, estaduais e municipais, neste momento de desmonte do serviço docente público, mas que atinge todas as categorias, inclusive na área privada. Nunca se viu na história deste país, tanto desmonte, tanta falta de respeito com o trabalhador brasileiro e a Apug, antenada aos acontecimentos nacionais, que trazem reflexos diretos aos direitos dos professores da Unirg, sempre promoveu esse debate e vai continuar debatendo. A festa promovida é um complemento de descontração e lazer aos colegas, ressaltando que este ano fizemos a festa ou a confraternização com o jantar para todos os professores, sindicalizados ou não sindicalizados”, finalizou o presidente.

Fonte: Ascom/Apug DSC_1056 - Cópia

DSC_1057 - Cópia DSC_1058 - Cópia

DSC_1059 - Cópia DSC_1060 - Cópia DSC_1061 - Cópia

DSC_1062 - Cópia

DSC_1066 DSC_1070

DSC_1074

DSC_1075

DSC_1078

DSC_1085   IMG_1289

IMG_1220

IMG_1245

IMG_1252

IMG_1259

IMG_1285

IMG_1287