A seção sindical Apug-Ssind, promoverá no dia 04 de outubro, mais uma edição do Ciclo de Debates, desta vez com representantes do Sindicato Nacional ANDES-SN e da Regional Planalto do ANDES-SN, quando será debatido o “Movimento Docente e a luta contra a retirada de direitos”.
A abertura será às 14 horas, com análise de conjuntura, seguida de palestra do professor Epitácio Macário Moura, que irá tratar do tema: “O marco legal da C&T e os cortes nos orçamentos: estratégias de lutas em defesa das IES públicas”. O terceiro tema será Escola sem Mordaça: em defesa da escola pública, com o professor da UNB e 2º vice presidente da Regional Planalto do ANDES-SN, Erlando da Silva Rêses, seguida de debate com todos os presentes.
Após o debate, acontecerá o lançamento das cartilhas: - A contrarreforma do Ensino Médio: o caráter excludente, pragmático e imediatista da Lei 13.415/2017. Contra todas as formas de assédio, em defesa dos direitos das mulheres, das/os indígenas,das/os negras/os e das/os LGBT; Marco legal de Ciência, tecnologia e inovação: riscos e consequências para as universidades e a produção científica no Brasil
O Ciclo de Debates será encerrado com uma confraternização dos Professores Sindicalizados, em homenagem ao Dia do Professor, celebrado anualmente no dia 15 de outubro.
O Ciclo de Debates é promovido regularmente pela seção sindical Apug-Ssind, tendo como objetivo principal debater as questões que atingem o professor universitário e o servidor público, em todas as esferas e as consequências de medidas que a cada dia enfraquecem o setor, e propiciar a socialização do conhecimento e até mesmo o contraditório sobre os assuntos, visando o crescimento e o conhecimento político da categoria.
O Ciclo de Debates também fez parte do Movimento de Mobilização e Resistência contra o desmonte do Serviço Público, promovido pelo ANDES-SN, com o Forum Nacional dos Servidores Públicos Federais, com ação também nos Setores das entidades Estaduais e Municipais do Serviço Público.com atividades deflagradas em todo o Brasil, desenvolvidas pelas seções sindicais ligadas aos docentes estaduais e municipais do ensino superior.
Fonte: Ascom Apug-Ssind