Temas relevantes debatidos por vários especialistas no assunto Assédio Moral, foram apresentados no Seminário: Assedio Moral na Administração Pública: – Aspectos médicos e jurídicos, promovido pela Escola Superior de Advocacia do Tocantins da OAB-TO, Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Tocantins, Faculdade de Palmas Instituto de Ensino e Pesquisa Objetivo.
O Seminário aconteceu no auditório da OAB em Palmas e contou com uma plateia formada basicamente por servidores estaduais, profissionais médicos e operadores do direito, além de acadêmicos do ensino superior da Capital, interessados no tema.
Representando a seção sindical Apug-Ssind os diretores Gilberto Correia da Silva e Joel Pinho, que reconheceram a importância do tema, que precisa cada vez mais ser contextualizado e debatido não só na comunidade docente, mas em toda a academia e na sociedade, multiplicando para todos os setores da atividade humana.
Para o presidente da Apug-Ssind, professor Gilberto Correia, o debate apresentado sob diferentes ângulos, propiciou um longo e acalorado momento, tanto do ponto de vista médico quanto jurídico, o problema do assédio, que é recorrente em todas as atividades laborais. “Precisamos debater esta questão também na Unirg e todas as implicações que envolvem as pessoas, tanto assediadoras quanto assediados, especialmente às mulheres, que sofrem reiterados estragos e que muitas vezes não são revelados, denunciados, seja por medo, opressão ou ainda pela cobrança e/ou descaso da sociedade com o tema”, explicou o presidente.
O diretor secretário da Apug, reforçou a importância da participação, para se conhecer a tipificação penal e seu enquadramento na relação hierárquica entre chefe e subordinado, que muitas vezes é praticado no interior da própria Unirg”, ressaltou o diretor.
Entre os palestrantes/debatedores o advogado e professor do Curso de Direito da Faculdade de Palmas e Objetivo, psicólogo clinico com enfoque psicanalítico, Joeuder de Lima Silva, advogada e presidente da comissão de justiça do trabalho da OAB-TO, Gisele Coelho Camargo, Luiz Carlos Prestes Seixas Filho, médico psiquiatra e professor do ITPAC e o juiz de Direito do TJ/TO e professor universitário, José Maria Lima.