Encerrando o ciclo de reuniões com os candidatos a prefeito de Gurupi, aconteceu na tarde da terça-feira, 27 de setembro, debate com o vereador e candidato a prefeito Walter Júnior, da Coligação Compromisso e Respeito por Você, com os professores, servidores e convidados, no auditório Laudete Aires, na sede da seção sindical Apug-Ssind. Durante quase duas horas, o candidato Walter Júnior respondeu a todas das perguntas que foram apresentadas, seja de professores, servidores e convidados.
Sobre o tema autonomia, assunto bastante debatido também com o candidato Laurez Moreira, na segunda-feira, o candidato Walter júnior enfatizou que não tem nenhum receio de dar autonomia e que dará todo apoio, com responsabilidade e participação direta dos setores que fazem parte da Fundação e do Centro Universitário Unirg. “Não vejo temor nenhum nesse sentido e nem sinto que seja perda de poder, porque entendo que todos os colegiados são compostos de pessoas responsáveis indicados, nomeados ou eleitos por todos os seguimentos da nossa Unirg, e de outros setores da sociedade civil organizada e do Executivo. Darei todo o apoio para a Unirg funcionar e entendo que autonomia significa ônus e bônus, com a responsabilidade do gestor, o que irá desonerar e muito o trabalho na minha gestão, caso seja eleito. O que não significa que serei ausente, ao contrário, estarei apoiando e ajudando no que for possível, para que a Unirg volte a ser o centro desenvolvimentista da região sul do Tocantins e colaborando para que possamos ter novos cursos, capacitações de professores e servidores, entre outras possibilidades, que penso, podem ser feitas juntos, com a Unirg sendo uma verdadeira parceira da Prefeitura e a Prefeitura sendo uma verdadeira parceira da Unirg, para a visibilidade e importância da instituição na região norte do país e em todo o Brasil”, ressaltou o candidato. aberta, respondeu a todas as perguntas formuladas, sendo a maioria delas sobre a Fundação Unirg e Centro Universitário Unirg, além das questões sobre sistema previdenciário municipal e aposentadoria dos servidores.
Quanto a questão da Desvinculação de Contas da Fundação da Prefeitura, o candidato afirmou que é totalmente a favor da proposta encampando a luta já a partir do primeiro momento da posse, em caso de sucesso na eleição do próximo domingo. “Está intimamente ligada a proposta da desvinculação com a autonomia, que será feita com responsabilidade, com eleição do gestor do presidente e com respeito total aos profissionais, tanto da IES quanto da prefeitura, que também merecem e precisam ser valorizados”, afirmou o candidato.
Ao final da reunião, o candidato a prefeito assinou o Termo de Compromisso, (em anexo), com as principais bandeiras de luta da Apug-Ssind e dos servidores da Unirg, que estavam representados pela Asaunirg, enfatizando que também é compromisso dele e do seu vice, Gleydson Nato, que não irá colocar nenhum parente, seja na prefeitura ou na Unirg, e que vai criar o conselho econômico municipal e apoiar todos os conselhos para que funcionem autônomos e com responsabilidade, ajudando na governança do município.
O presidente da Apug-Ssind, professor Gilberto Correia, afirmou que a seção sindical promoveu as reuniões abertas no sentido de colaborar com o processo eleitoral e dar condições aos professores sindicalizados ou não, além dos servidores e convidados que compareceram, a debater e conhecer um pouco mais as propostas dos dois candidatos a prefeito, além de reforçar as necessidades de todos os servidores da Unirg, para enfrentamento no ano de 2017 e durante todo o mandato. “Estamos vivendo um momento de muita preocupação, seja porque estamos vivenciando perdas significativas de direitos trabalhistas no âmbito federal, que vão impactar e precarizar o servidor público em todos os níveis e nossa preocupação tem tudo a ver com a resposta da gestão municipal aos nossos anseios enquanto categoria, nos anos que seguirão, seja na área econômica, previdenciária ou na questão da aposentadoria”, finalizou.
Fonte: Ascom-apug-Ssind