Em reunião aberta a todos os interessados, e que contou com a presença de professores e servidores da Unirg e convidados, a seção sindical Apug-Ssind recebeu no auditório Laudete Aires, na tarde da segunda-feira (26), o atual prefeito de Gurupi e candidato a reeleição, Laurez Moreira, que debateu a questão da Unirg, respondendo aos questionamentos dos presentes.
Entre os questionamentos, a questão da autonomia universitária, a desvinculação de contas do município e a garantia dos direitos dos servidores, entraves que ainda impedem um maior desenvolvimento e o respeito que realmente a instituição merece.
Embora tenha melhorado muito, muita coisa ainda precisa avançar, reconheceu o próprio candidato. “Hoje temos condições de afirmar que podemos nos comprometer com alguns avanços na Unirg, que não era possível a quatro anos, mas que estamos atentos em melhorar atender aos nossos professores e servidores”, explicou Laurez Moreira, elencando uma série de ações, que segundo ele e o presidente da Fundação Unirg, Sávio Barbalho, que também estava compondo a mesa, deram mais sustentação administrativo-financeira à instituição.
Sobre o tema autonomia, bastante comentado por todos os que usaram a palavra, o prefeito declarou que ainda não tem clareza sobre o tema, porque entende que seria uma divisão de poder, entre a gestão da presidência e o conselho curador, que hoje é meramente consultivo, sem poder deliberativo, nem mesmo sobre as questões financeiras da Fundação Unirg.
O diretor jurídico da Apug-Ssind, conselheiro da OAB nacional e professor de Direito da Unirg, Kita Maciel, afirmou em sua fala, que seria bem vinda a autonomia do conselho curador, da qual faz parte como representante da Apug-Ssind e que há perda de poder da gestão da Fundação, nem do gestor municipal.
Outro tema levantado foi a questão da Desvinculação de Contas da Fundação da Prefeitura, que já foi alvo de um Ciclo de Debates em abril deste ano, com a presença do procurador da Universidade de Taubaté, Luiz Arthur, que explicou como foi a conquista da desvinculação da conta da Unitau da prefeitura Taubaté, junto ao Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.
O prefeito e candidato a reeleição autorizou que sejam feitos os levantamentos necessários e redigido documento, tendo como referência jurídica a Unitau, que ele irá assinar e encaminhar a solicitação para o Tribunal de Contas do Estado do Tocantins.
Já quase no final da reunião, ao ser questionado sobre a lei aprovada que restringe concursados em período probatório e contratados, ainda que sejam mestres e doutores, mas que recebem como especialistas, Laurez Moreira declarou aos presentes, que a medida foi adotada em momento de muita necessidade quando da realização do último concurso e que já solicitou ao presidente da Fundação Unirg, Sávio Barbalho, que faça as devidas alterações e que a prefeitura possa enviar à Câmara Municipal para corrigir essa distorção. “Hoje, já com bastante conhecimento e informações sobre a Unirg, temos a certeza da melhora substancial que foi feita nos quatro anos e queremos melhorar ainda mais, caso tenhamos êxito em nossa reeleição”, finalizou Moreira.
Todos os tópicos foram alvo de termo de compromisso na campanha eleitoral de 2012, que foram renovados agora e alvo de comprometimento público do candidato Laurez Moreira, que recebeu algumas declarações de votos de professores presentes.
Quanto a declaração de votos dada por alguns professores ao candidato, o presidente da Apug-Ssind, professor Gilberto Correia, afirmou que a chamada para a reunião foi aberta e que a Apug-Ssind emitiu uma nota de esclarecimento e orientação, quanto a posição isolada de cada professor, morador e eleitor em Gurupi e a posição da Apug, enquanto seção sindical e de luta classista.
Na tarde desta terça-feira, 27 de setembro, será a vez do candidato e vereador Walter Júnior, que debaterá o mesmo tema – Unirg – com os presentes, também em convite aberto a todas as entidades representativas da Unirg ou do município e comunidade em geral, que queira conhecer as propostas do candidato sobre a Fundação e Centro Universitário Unirg.
Fonte: Ascom/Apug-Ssind