Ocorreu, neste sábado, 19 de março, o II Encontro do Curso de Extensão FILOSOFIA e CINEMA que, neste semestre, direciona suas reflexões sobre alguns aspectos da Educação.
Neste encontro foi exibido o filme brasileiro O Contador de Histórias, dirigido por Luiz Vilaça. O filme narra a história do educador e contador de histórias Roberto Carlos Ramos, ex-interno da FEBEM que, resgatado de uma vida de marginalidade e delinquência por uma pesquisadora francesa que o adota, retorna à instituição como educador, inclusive adotando ele mesmo 13 menores.
O Encontro teve a participação especialíssima do professor e acadêmico Ricardo Pereira de Oliveira que dirigiu a mesa e do Professor e Coordenador de Estágio do Curso de Pedagogia da UnirG, Audimar Dionisio Santana, que expôs sobre a Contação de História como prática educativa.
O Encontro suscitou debate com a intervenção de muitos educadores presentes. Aliás, uma das características desta etapa do curso, tem sido a participação mais concorrida de professores tanto da UnirG quanto de outras instituições de ensino.
O curso de Extensão em Filosofia e Cinema é promovido pela Apug-Ssind há vários anos, em parceria com o curso de Educação Física do Centro Universitário Unirg, com coordenação dos professores José Carlos e Joel Pinho.
Material disponível:
1 – A contação de história como prática educativa (Audimar Dionísio Santana)
2 – Ianus Korczak (José Carlos de Freitas)
Fonte: Prof. José Carlos – Lapsvia.com.br