Às seções sindicais, secretarias regionais e aos diretores do ANDES-SN estão sendo convocadas para a construção dos encontros regionais, visando a realização do II Encontro Nacional de Educação (ENE), que acontecerá em 2016. A proposta, segundo a 3ª vice-presidente do Andes, Sônia Meire Santos Azevedo de Jesus, é a construção conjunta de um projeto de educação pública consolidado pela classe trabalhadora e juventude, a partir do debate amplo e democrático nas bases das entidades sindicais, estudantis e movimentos sociais e populares. O tema proposto é: Por um projeto Classista e Democrático de Educação.

“Destacamos a resolução aprovada no 34º Congresso do ANDES-SN: Propor aos Comitês Estaduais a realização, no segundo semestre de 2015, de Encontros Regionais Preparatórios ao II Encontro Nacional de Educação, envidando esforços na sua construção. Essa resolução foi também ratificada e atualizada no 60º CONAD: Impulsionar os Comitês Estaduais por meio das secretarias regionais e das seções sindicais para a realização, no segundo semestre de 2015, dos Encontros Regionais Preparatórios ao II Encontro Nacional de Educação (ENE), conforme eixos definidos pelo Comitê em Defesa dos 10% do PIB para a Educação Pública, já!”, explicou a Sônia Meire, por meio de circular a todas as seções sindicais filiadas ao Andes.

Os Encontros Preparatórios e o II ENE estão sendo norteados pelos seguintes eixos: 1) GESTÃO: democracia, eleições, conselhos, autonomia; 2) FINANCIAMENTO: dívida pública, ajuste fiscal e educação, ressignificação do caráter público da educação; 3) FORMAÇÃO e TRABALHO DOCENTE: reforma curricular, carreira, produtivismo, EAD e a precarização da formação e do trabalho docente; 4) AVALIAÇÃO: meritocracia, produtivismo, avaliações externas, SINAES; 5) ACESSO E PERMANÊNCIA: moradia, transporte, alimentação, bolsa, creches, ENEM, SISU, VESTIBULAR E COTAS; 6) GENÊRO, SEXUALIDADE, QUESTÕES ETNICO RACIAIS. A coordenação nacional do GTPE do ANDES-SN e os diretores regionais estão à disposição para esclarecimentos e debates.

De acordo com a circular, é importante que as secretarias regionais e as seções sindicais mobilizem as entidades de educação, movimento estudantil e movimentos sociais para a construção e participação dos encontros preparatórios. O Comitê Nacional em defesa dos 10% do PIB para a Educação Pública Já!, comissão organizadora do II ENE, é composto pelas seguintes entidades nacionais: CSP-CONLUTAS, ANDES-SN, SINASEFE, ANEL, OPOSIÇÃO DE ESQUERDA DA UNE, CFESS, FENET, ExNEEF e ABEM. Aproveitamos a oportunidade para enviar o cartaz dos encontros preparatórios do II ENE. As artes estão nas versões para impressão normal, impressão em gráfica e um arquivo em PDF. Sem mais para o momento, enviamos nossas cordiais saudações sindicais e universitárias.

Fonte: ANDES-SN