A seção sindical Apug-Ssind, representada por diretores da atual diretoria e por outros professores eleitos no último dia 29 de setembro, esteve reunida com a presidência da Fundação Unirg, no última terça-feira (6/10), para apresentar a pauta de negociação coletiva aprovada pela comissão de negociação aprovada em assembleia em junho deste ano, bem como debater outras questões de interesse da categoria docente.
Além do documento da comissão de negociação, foram debatidas as reivindicações de antecipação do 13º terceiro salário, quinquênio, adicional noturno, também fizeram parte da pauta a comemoração do Dia do Professor e a parceria da WEB Rádio Apug-Ssind com a Fundação Unirg,
O presidente da Fundação Sávio Barbalho recebeu as reivindicações e ouviu atentamente as justificativas e argumentos dos diretores do sindicato, mas ressaltou a situação de momento da instituição, garantindo somente a recomposição salarial com as perdas oficiais deste ano, a serem pagas em janeiro de 2016. “Temos a preocupação com o índice de recomposição da folha, em especial no que se refere ao concurso público previsto para o próximo ano, a adequação da tabela salarial dos servidores administrativos, além da adequação dos cargos e remunerações dos coordenadores dos cursos. Mas vou analisar para proceder uma resposta”, afirmou.
Para o presidente reeleito da seção sindical, Gilberto Correia da Silva, ainda existe um passivo de perda acumulada desde 2010, com 25% de recomposição salarial não paga, além do não pagamento do adicional noturno. “Outra questão que está gerando um passivo é o cálculo errado do pagamento da dedicação exclusiva, que está sendo pago somente sobre o salário base de cada professor e não considera os quinquênios, que devem ser incorporados para se saber o valor real do percentual da dedicação exclusiva”, explicou Gil Correia, ressaltando que os professores DE especialistas estão perdendo mensalmente cerca de R$ 85,00 e que mestres e doutores perdem mais ainda.
O presidente da Apug-Ssind adiantou ainda que aguardará a resposta às solicitações que foram protocoladas, para convocar assembleia geral dos professores e repassar as informações e deliberar ações.
A reunião aconteceu no Centro Administrativo da Unirg e representando o sindicato estiveram presentes, além do presidente, o vice-presidente atual, professor Paulo Henrique Costa Mattos, a vice-presidente eleita, Denise Rabuske, professor Paulo Ricardo, eleito segundo tesoureiro, além do assessor jurídico, Rogério Machado. Já representando a Fundação Unirg, participaram o presidente Sávio Barbalho, a assessora Rúbia Almeida e o chefe de gabinete Ronaldo Soares.