Com o objetivo de aprofundar o debate acerca das políticas educacionais, reconfiguradas a partir da contrarreforma do Estado e da ofensiva do capital sobre os trabalhadores, especialmente em relação à ressignificação do sentido público da educação e à intensificação da mercantilização e precarização da educação pública, o ANDES-SN realiza, nos dias 29 e 30 de maio, o IV Seminário Estado e Educação. O encontro, que tem como tema “A contrarreforma do Estado e os impactos na educação pública”, acontecerá na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis.

Os docentes sindicalizados ao ANDES-SN têm até dia 8 de maio (sexta-feira) para enviar contribuições ao caderno de textos do Seminário, que irá subsidiar as discussões nos grupos de trabalho. Segundo Vânia Kowalczuk, uma das coordenadoras do Grupo de Trabalho de Políticas Educacionais do ANDES-SN (GTPE), essa é a primeira edição do Seminário que conta com esse formato de grupos de trabalho e caderno de textos.

“A intenção é fazer com que ocorra uma discussão prévia nas seções sindicais e GTPEs locais, que consolidaremos no seminário. é a primeira vez que teremos grupos de trabalho. Então esse caderno de textos vai ser importante para aprofundar as discussões nos grupos de trabalho, no sentido de ampliar o debate que se fortaleceu no primeiro Encontro Nacional de Educação [ENE]”, explica a diretora do ANDES-SN , ressaltando que o aprofundamento do debate servirá como subsídio para as lutas do Sindicato Nacional em relação às políticas educacionais.

Vânia lembra ainda que os docentes deliberam, no 34º Congresso do ANDES-SN realizado em fevereiro em Brasília, promover, junto aos Comitês Estaduais em Defesa da Educação Pública, os encontros preparatórios para a segunda edição do Encontro Nacional de Educação, prevista para 2016.

“O Seminário é um espaço específico do ANDES-SN, mas com participação aberta. Temos a expectativa de que os professores da rede estadual e municipal de Florianópolis participem dos debates. Esse encontro será muito importante para fortalecer as discussões que serão levadas aos encontros preparatórios e para que o II ENE seja ainda mais amplo que o primeiro”, completa.

As contribuições ao caderno de textos do Seminário podem ser enviadas até sexta-feira (8) ao email secretaria@andes.org.br. O caderno será divulgado no próximo dia 15.  As discussões levarão em conta cinco eixos temáticos: EAD: política educacional e precarização do trabalho docente; reformas curriculares nos cursos de formação de professores; PNE: mercantilização e ressignificação do caráter público da educação; Trabalho docente, carreira e produtivismo; Internacionalização da educação.

Serviço:

Data: 29 e 30 (sexta-feira e sábado) de maio de 2015
Local: UFSC – Florianópolis – SC
Prazo para contribuições ao Caderno de Textos: 8 de maio
Publicação do Caderno de textos: 15 de maio

Fonte: ANDES-SN