A cidade de Curitiba (PR) foi escolhida por aclamação como sede do 35º Congresso do ANDES-SN durante a Plenária do Tema 4 – Questões Organizativas e Financeiras, no 34º Congresso do ANDES-SN que está sendo realizado em Brasília (DF). O 35º Congresso ocorrerá em 2016 e será organizado pela Seção Sindical dos Docentes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Sindutf-PR – Seção Sindical do ANDES-SN).
A seção sindical justificou sua candidatura para sediar o congresso pela situação política de ataques à educação pública no estado do Paraná, pela experiência de multicampia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), pelo Conad de 2009 ter sido organizado na cidade e pela presença de três universidades federais no estado.
Maurini de Souza, da Sindutf-PR SSind, afirmou que a seção sindical considera o momento propício para sediar o congresso por conta da sua consolidação na base da categoria, e também para mostrar aos docentes que o Paraná, estado considerado por ela extremamente conservador, também é palco de lutas sociais.
“Estamos vivendo uma greve muito importante do funcionalismo público estadual, contra as medidas neoliberais do governo do PSDB. Sabemos que esse momento pode mudar, mas consideramos que o início de 2016 será um ótimo momento para reafirmarmos, no Paraná, a defesa da educação pública”, afirmou a docente.
Essa não será a primeira vez que a instância máxima de deliberação do Sindicato Nacional acontecerá na capital do Paraná. O último congresso na cidade foi o 24º, em 2005, organizado pela Associação de Professores da Universidade Federal do Paraná (Apufpr – Seção Sindical do ANDES-SN), no qual foi deliberada a desfiliação do ANDES-SN da Central Única dos Trabalhadores (CUT). A cidade recebeu ainda, em 2009, o 54º Conad, organizado também pelo Sindutf-PR SSind.
Fonte: ascom/Andes-SN