Professores contratados da UnirG que estarão impedidos de participar das bancas para renovação de contrato se reuniram nesta sexta-feira (5) com o sindicato da categoria na sede da Apug-Ssind – Associação dos Professores Universitários de Gurupi.
Foi formada uma comissão composta pelos professores Paulo Albuquerque, Bruno Nunes do Vale, Lucas Santa Barbara, Tony Régis e Angela Cristina, que ficou encarregada de buscar a assinatura de todos os professores que estão impedidos de fazer banca, segundo a Circular Interna da presidência da Fundação.
De posse da lista com as assinaturas, a Apug vai entrar em contato com a reitora eleita, Lady Sakay, para tentar formular em conjunto um documento informando sobre a impossibilidade de se fazer bancas nesse período.
A Apug sabe o posicionamento da nova reitoria sobre a situação, que já alertou sobre os prejuízos acadêmicos e de gestão no planejamento e nas práticas docentes previstas para iniciar em 20 de janeiro de 2015 caso aconteçam as mudanças que a Fundação quer fazer.
Argumentos
Entre os principais senões, que serão apresentados pelo Sindicato, estão o elevado número de professores que necessitariam ser substituídos, sem a garantia de números suficientes de candidatos, bem como para o elevado número de disciplinas, considerando, por baixo, que 86 professores ministram, no mínimo, três disciplinas cada um em se tratando de professor 20 horas.
O Sindicato entende ainda que é impossível a realização das bancas, considerando que o período letivo e administrativo encerra-se no dia 19, além do recesso de final de ano. “Entrando janeiro, os professores terão recesso normal, portanto, não teremos professores concursados para composição de bancas, nem mesmo acadêmicos estarão à disposição para composição de banca, de acordo com as normas de Processo Seletivo Simplificado”, diz o presidente do Sindicato, professor Gilberto Correia .
Os professores e a Apug definiram também que irão tentar duas reuniões importantes até o meio da semana. A primeira com o Promotor Público, na terça-feira (9) e outra com o próprio presidente da Fundação Unirg, Sávio Barbalho, na quarta-feira (10).
Fonte: cocktailonline.com.br