A reitora eleita Lady Sakay, que vai ser empossada dia 19 de dezembro, participou da Assembleia Geral Ordinária realizada nesta quinta-feira (4/12), no auditório Laudete Aires Pereira, na sede da seção sindical Apug-Ssind. O presidente da Apug deu boas vindas à reitora eleita e após breve explanação dela e da vice-reitora eleita, Jane Marques, sobre as propostas de trabalho da nova reitoria, a professora Lady Sakay respondeu alguns questionamentos feitos pelo presidente e pelo vice-presidente, professor Paulo Henrique.
A reitora eleita declarou que pretende retomar o planejamento e com perspectivas de ações claras e efetivas. Perguntada sobre a qualificação de professores, informou que contatos já estão sendo feitos junto a Unicamp e UNB, que têm amplas possibilidades de reforçar a capacitação docente dos professores da Unirg. “Infelizmente a estrutura da casa ainda não permite ter uma própria capacitação, mas vamos trabalhar para isso acontecer. Como ainda não tomei posse, não posso revelar muita coisa,mas já estamos fazendo o planejamento por área e algumas das prioridades dentro das políticas públicas educacionais vão ser trabalhadas”, afirmou.
Com relação à equipe de trabalho, Lady Sakay confirmou o nome do professor José Hidelberto como Pró-Reitor de Pesquisa e Extensão. “Quanto ao novo pró-reitor de graduação, estamos ainda definindo e devemos fechar após a posse dos novos coordenadores. A professora Adriana Terra foi convidada, mas recusou em função de outras demandas na Unirg, mas vamos fazer uma reunião do colegiado dos cursos logo após a posse e ouvindo os novos coordenadores, nomear o pró-reitor”, informou Lady Sakay.
Quanto ao impasse com a situação dos professores contratados, depois da publicação da circular do presidente da Fundação sobre a não recontratação de professores com mais de dois anos na Unirg, a futura reitora disse que é preciso buscar uma solução para resolver a questão. “Não podemos ficar descobertos e sem professores no início do semestre letivo, previsto para 3 de fevereiro do próximo ano. Vamos conversar com a Apug e outras instâncias da Unirg e prefeitura, buscando um consenso para evitar prejuízos pedagógicos, o que pode trazer sérias consequências à gestão e ao Centro Universitário Unirg”, alertou Lady.
Para o presidente da Apug-Ssind , a presença da reitora eleita reforça a disposição ao diálogo do sindicato com todos setores envolvidos com a Unirg, seja a Fundação, seja a reitoria, buscando minimizar os problemas e buscando soluções, dentro da competência de cada um. “A vinda da reitoria eleita antes da posse em uma assembleia da Apug é tradição na casa, mas como a própria professora Lady Sakay declarou em sua fala, logo após a posse vai procurar o sindicato para conversar e já propomos que seja no dia 20 de dezembro, no dia seguinte à posse, marcada para às 17 horas do dia 19″, disse o presidente da Apug-Ssind, Gilberto Correia da Silva.
Fonte: Ascom/Apug-Ssind