Estão acontecendo em todo o país as eleições para escolha da nova diretoria nacional do ANDES-SN, que vai estar à frente do Sindicato Nacional durante o biênio 2014-2016. A votação está ocorrendo, por meio do voto direto e secreto, nas seções sindicais e secretarias regionais do Sindicato Nacional e estão aptos a votar mais de 62 mil professores em todo o Brasil.
Uma única chapa se inscreveu para o processo eleitoral A chapa “ANDES-SN de luta e pela base” tem como candidatos a presidente, Paulo Rizzo, da Seção Sindical da UFSC, secretária-geral, Claudia March, da Aduff Seção Sindical, e tesoureiro, Amauri Fragoso, da Adufcg Seção Sindical.
Segundo o presidente da Comissão Eleitoral Central (CEC), João Ricardo Negrão, a participação da categoria é fundamental para reforçar a legitimidade do processo, para o fortalecimento do Sindicato Nacional e para manter a autonomia e independência do movimento docente.
“Houve um crescimento do número de seções sindicais em relação ao processo eleitoral anterior, mas nem todas estão aptas a realizar a eleição, e há ainda aquelas em que as diretorias fazem oposição ao ANDES-SN. Nesses casos, os docentes poderão participar da votação nas urnas disponíveis nas Secretarias Regionais. A expectativa é que tenhamos um processo bastante representativo, nos moldes do anterior”, explica o diretor do ANDES-SN.
APUG/SSIND
Em Gurupi, estão aptos a votar cerca de 190 professores sindicalizados à Apug/Ssind. O professor Paulo Henrique Costa Mattos, atual vice-presidente da Apug é o representante local na chapa nacional, concorrendo ao cargo de 2º tesoureiro na Regional Planalto, composta por seções sindicais do Tocantins, Goiás e Distrito Federal.
A apuração dos votos acontecerá depois das 22 horas, na sede da Apug e todos os dados serão enviados para a sede nacional, quando será feita a contagem dos votos de todo o Brasil e posterior divulgação do resultado final.
A posse da nova diretoria está marcada para Aracaju, em agosto, quando acontece o 59º CONAD, no período de 21 a 24 de agosto.