Vice-Presidente da Apug lança livro na PUC de Goiás
O livro Agroescravidão: degradação do humano e o avanço do agronegócio no Brasil contemporâneo, do vice-presidente da seção sindical da Apug-Ssind, professor da UnirG, Paulo Henrique Costa Mattos foi lançado na PUC-GO, na noite do dia 19 de março. O lançamento fez parte do seminário sobre Escravidão e Trabalho Análogo à Escravidão, que foi organizado pelo Programa de Pós-Graduação em História da PUC Goiás e pela seção sindical da Associação dos Professores Universitários de Gurupi (Apug-SSind).
O livro é resultado da dissertação de mestrado em História, Cultura e Poder, pela PUC-Goiás, realizada em 2011 e 2012 sob a orientação do professor Eduardo José Reinato. A obra foi editada pela Editora Veloso de Gurupi e conta com pesquisa de campo no Tocantins, Pará, Maranhão e Mato Grosso. Nestes locais foram entrevistados trabalhadores escravizados, peões de trecho, gatos, fiscais do Ministério do Trabalho e agentes pastorais da Comissão Pastoral da Terra e da ONG Repórter Brasil.
O diretor e ex-presidente da Apug-Ssind, José Carlos Freitas, também apresentou o painel “Indignação em Poesia e Imagens”, refletindo filosoficamente sobre o tema central do seminário.
A evento contou ainda com as presenças da representante da CPT de Goiás e teve na abertura a fala do presidente da Apug-Ssind, professor Gilberto Correia sob a coordenação dos trabalhos do professor Eduardo Sugizaki, que fez também uma análise do fenômeno da escravidão contemporânea.
Programação completa:
19h – O combate ao trabalho escravo no estado de Goiás hoje
Prof. Ms. Adilson Alves da Silva (Comissão Pastoral da Terra do Estado de Goiás)
19h30 – Uma análise do fenômeno da escravidão contemporânea
Prof. Dr. Eduardo Sugizaki
20h10 – Indignação em Poesia e Imagens
Prof. Ms. José Carlos Freitas (Fundação Universidade de Gurupi)
20h40 – Agroescravidão, a suposta modernidade do agronegócio escravista no Brasil concemporâneo
Prof. Ms. Paulo Henrique Costa Mattos (Fundação Universidade de Gurupi)
21h20 – Diocese de Goiás, CPT e MST: a luta pela terra contra as raízes capitalistas o trabalho escravo
Pós-Doutorando Valtuir Moreira da Silva (Prof. na UEG – Campus de Itapuranga)
21h40 – O trabalho escravo no Estado do Maranhão
Mestrando Roberval Amaral Neto (PPGH – PUC Goiás)