Na quinta-feira, dia 24 de abril de 2025, aconteceu de forma remota, o julgamento da ADIN da lista tríplice, onde o doutor Rogério Machado, fez a sustentação oral e o tribunal pleno de justiça do estado do Tocantins, declarou como incostitucional a lei por vício de iniciativa, o mesmo foi declarado por unanimidade pelos desembargadores. Os professores e professoras da UnirG, sindicalizados da Apug Ssind, foram informados via audio pelo advogado da seção sindical, que com muita alegria e satisfação informou, ” a ação declaratória de inscontitucionalidade em face da emenda que alterava a lei orgânica, alterava, modificava o processo eleitoral para escolha de reitor e vice-reitor da Universidade de Gurupi, foi declarada inconstitucional no meríto, acabamos de apresentar nossa sustentação oral no tribunal pleno do tribunal de justiça do estado do Tocantins, e com grande alegria de dever cumprido, toda a sociedade, os professores estão de parábens, mais uma vitória pela nossa autonomia”, informou em forma de aúdio, Rogério Machado.
Foram vários os movimentos realizados em conjunto para informar a sociedade sobre as mudanças na lei orgânica do munícipio, a Apug Ssind, UnirG e Movimento SOS UnirG realizaram até mesmo uma manifestação contra a proposta de lei orgânica nº 04, que havia sido aprovada em segundo turno na câmara de vereadores de Gurupi.
Na epóca a ação foi marcada pela presença de seções sindicais e da comunidade acadêmica, saindo da porta da prefeitura e percorrendo a principal avenida da cidade, a avenida Goiás. Com frases em cartazes falando sobre a autonomia e também sobre a Lei que incluiu a lista tríplice no processo eleitoral de escolha do reitor(a) da UNIRG. O movimento, formado pela Apug Ssind, UnirG e SOS UnirG, carregou durante todo o percurso dois caixões, flores e velas, em um ato fúnebre pela autonomia da Universidade. Nas alças dos caixões estavam docentes, acadêmicos e populares que clamam que a UnirG seja viva e autônoma.
Diante desse resultado, divulgado pelo advogado da Apug Ssind, doutor Rogério Machado, toda a comunidade acadêmica comemorou, professores e professoras ficaram satisfeitos com a manutenção da autonomia da IES. O presidente da Apug professor Antonio Netto também comemorou o resultado, ” Neste instante, acabou o julgamento da ADIN da lista tríplice, foi declarada a inconstitucionalidade da lei por vício de iniciativa por unanimidade dos desembargadores. Parabéns @Dr Rogério Machado”, postou professor Netto no grupo dos professores sindicalizados.
A Apug reforça o seu compromisso, com uma instituicão pública de qualidade, em defesa das e dos professores valorizados, servidores e servidoras respeitados e toda a comunidade academica tendo acesso a ensino de qualidade, mas para isso é primordial, que se mantenha a autonomia da Universidade de Gurupi-UnirG. por Miquelin Feitosa ASCOM/APUG Fonte:Apug Ssind