O Congresso do ANDES Sindicato Nacional deu um passo decisivo nesta sexta-feira (31) ao iniciar o processo eleitoral que definirá a nova direção nacional para o biênio 2025-2027. Após a aprovação do regimento eleitoral, quatro chapas oficializaram suas candidaturas, marcando o início de uma disputa que promete mobilizar a base da categoria.
Entre as chapas inscritas, a Chapa 1 — intitulada “ANDES pela base: diversidade e lutas!” — traz à frente o professor Cláudio Mendonça, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), como candidato à presidência. A composição da chapa conta ainda com Fernanda Vieira, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), para o cargo de Secretária-Geral, e Sérgio Barroso, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), como 1º Tesoureiro.
A Chapa 2, intitulada “Renova ANDES”, se apresenta com a proposta de renovação e mudança nos rumos da entidade.
A chapa é liderada por Nicole Louise Pontes, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), como candidata à presidência. Ao seu lado, compõem a chapa Edson Franco de Moraes, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), como Secretário-Geral, e Geverson Grzeszceszyn, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), como 1º Tesoureiro.
A Chapa 3, intitulada “ANDES Classista e de Luta”. O grupo se apresenta com uma proposta de fortalecimento da mobilização sindical e da defesa dos direitos dos docentes em uma perspectiva classista.
A chapa é encabeçada por Gean Santana, da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), como candidato à presidência. Para os demais cargos da direção, conta com Welbson Madeira, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), como Secretário-Geral, e Soraia de Carvalho, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), como 1ª Tesoureira.
A quarta e última chapa inscrita para disputar a direção nacional do ANDES Sindicato Nacional no biênio 2025-2027 traz no nome o propósito de mudança: “Oposição para renovar o ANDES-Sindicato Nacional”.
Encabeçada por Jailton Souza Lira, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), como candidato à presidência, a chapa conta ainda com Maria Carlotto, da Universidade Federal do ABC (UFABC), como Secretária-Geral, e Mariuza Guimarães, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), como 1ª Tesoureira.
Pelo definido no Regimento Eleitoral aprovado no 43º Congresso do Sindicato Nacional, para inscrição é necessária apenas a apresentação das candidaturas a presidente(a), secretário(a)-geral e 1º tesoureiro(a). Mas para a homologação, as chapas deverão apresentar a composição completa – 83 cargos – até 6 de março, observando a paridade de gênero na composição.
ANDES-SN: Chapas avançam para campanha eleitoral após período de pré-campanha
Após a inscrição das quatro chapas que disputam a direção nacional do ANDES Sindicato Nacional para o biênio 2025-2027, o processo eleitoral segue em ritmo acelerado. Entre os dias 31 de janeiro e 13 de março, as chapas participaram da fase de pré-campanha, período destinado à apresentação dos manifestos e das pré-candidaturas às bases.
Com a homologação oficial das chapas em 14 de março, a campanha eleitoral está agora em pleno andamento e segue até o dia 6 de maio de 2025, encerrando-se às 23h (horário de Brasília). As candidaturas intensificam as articulações e mobilizações junto à categoria docente, apresentando propostas e buscando apoio.
A eleição da nova diretoria acontecerá nos dias 7 e 8 de maio de 2025, quando docentes de todo o país votarão para definir os rumos do sindicato no próximo biênio. O processo promete ser marcado por debates acirrados e pela mobilização das bases em torno das diferentes visões de futuro para o ANDES-SN.
Ascom/APUG Fonte: andes.org.br