A diretoria da Associação dos Professores Universitários de Gurupi – Seção Sindical do Andes-SN, juntamente com sua assessoria jurídica, esteve reunida no último dia 9 de junho com o presidente da Fundação Unirg, Tiago Miranda e o diretor administrativo/financeiro Oximano Jorge, para tratar da questão da recomposição salarial de 2019 e seus retroativos.
Ficou acordado que a recomposição será implementada em agosto de 2021 e que o retroativo será pago a partir de janeiro de 2022. “Estamos aguardando que seja marcada a audiência de conciliação, que deverá acontecer até a próxima semana, quando fecharemos o acordo”, afirmou o presidente da Apug, prof. Gilberto Correia da Silva.
Até lá, será disponibilizado pelo Departamento de Recursos Humanos, para a presidência, diretoria financeira e Apug, a relação e os valores de cada servidor(a), conforme já fora feito em anos anteriore, para se chegar ao real montante e assim acordar em quantas vezes será pago o retroativo, incluindo-se os quatro meses de 2021 que não foram pagos na Recomposição Salarial de 2020 que foi implementada em maio deste ano.
Segundo o assessor jurídico da Apug, Rogério Machado, o pedido de conciliação já foi encaminhado pelo juiz da Vara Pública de Gurupi, Nassib Cleto Mamud para a CEJUSC e deverá ser publicado/agendado nos próximos dias com a data e horário da audiência.
O presidente da Fundação Unirg, Tiago Miranda, enfatizou a gestão humanizada proposta pela prefeita Josi Nunes e que aos poucos, dentro das possibilidades e das condições financeiras da Unirg, todos os passivos serão sanados. “Estamos vivendo um período muito difícil e peculiar com a pandemia, mas mesmo assim estamos conseguindo cumprir alguns dos compromissos feitos pela prefeita ainda na campanha. Claro que existem ainda muitos gargalos, mas os servidores estão cientes e participando diretamente de todas as decisões e das possibilidades para que, ao longo do mandato, todas as perdas e todos os direitos sejam restabelecidos, tanto na Unirg, quanto nos servidores da administração direta”, afirmou Miranda.
Viagem a Paraiso
Alguns diretores da Apug, acompanhados da presidência da Fundação e possivelmente da prefeita de Gurupi, Josi Nunes, irão visitar as instalações da Unirg de Paraíso, para conhecer de perto as condições de trabalho que serão ofertadas aos professores e professoras da Universidade de Gurupi naquela cidade. “Também queremos discutir a possibilidade de que a Apug e a AsaUnirg possam ter uma sala disponível para atendimento aos servidores técnico-administrativos e professores, com plantões, até que seja indicado/eleito um representante da seção sindical em Paraíso, visando agilizar as possíveis demandas que possam existir”, afirmou o vice-presidente da Apug, prof. Joel Pinho.
Fonte: Ascom/Apug