Em reunião realizada na tarde deste sábado, 03 de abril, no auditório da Apug, com representantes da seção sindical, membros dos comitês covid da Unirg e do Conselho Superior, a prefeita Josi Nunes, garantiu a disposição de garantir vacinas para os professores e acadêmicos que estão na linha de frente nos hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) e Clínicas, na realização dos estágios e aulas práticas no atendimento aos cidadãos que procuram as unidades médicas, sejam para atendimentos rotineiros ou para exames de constatação ou não de contaminação do coronavírus.

Segundo a prefeita, já teria determinado ao secretário de Saúde de Gurupi, que separasse 100 doses das 1.500 que chegaram na semana passada para iniciar a vacinação. “Em principio somente para os que estão atuando na área da saúde, ficando a Reitoria de providenciar a relação dos professores e acadêmicos dos cursos de saúde que atuam nos locais considerados linha de frente. Nas próximas remessas vamos separar mais doses, até atingirmos o quantitativo necessário para o atendimento pleiteado por vários seguimentos, seja da comunidade acadêmica, sindical ou política, sem, contudo, deixar de seguir o plano de imunização nacional determinado pelo Ministério da Saúde” explicou Josi Nunes.

De acordo com a prefeita, toda e qualquer alteração feita no PNI é preciso comunicar e explicar ao MS o motivo e a necessidade, “portanto, achamos justa a reivindicação, que também vai nos ajudar no combate a Covid, mas repassaremos ao Ministério com essa justificativa”, encerrou.

Representantes das comissões e reitoria na sede da Apug

Representantes das comissões e reitoria na sede da Apug

Segundo o presidente da Apug-SSind, prof. Gilberto Correia, foi feita uma solicitação de que seja separado de 10 a 15% de toda remessa recebida, assim no prazo de no máximo três meses, segundo as expectativas, seria possível vacinar todo o pessoal da Educação, seja do Ensino Básico e Superior. “Adotando o mesmo critério para a Educação que é usado no plano de imunização nacional, com grupos de riscos. Somos a favor da vacina para todos, mas em não havendo, que todos os professores e servidores técnicos administrativos sejam vacinados, e na sequência, atingindo todos os alunos e acadêmicos, em paralelo a vacinação que já está sendo praticada no município”, ressaltou Correia.

A prefeita ficou de analisar com os técnicos e com a Comitê Gestor contra a Covid de Gurupi. Na mesma reunião, a Apug cobrou a presença de representantes da categoria, que já fora feita via ofício, em fevereiro deste ano.

A reitora da Universidade Unirg, Sara Falcão, confirmou que já providenciou a relação solicitada e que para atender a essa demanda específica – pessoal da saúde na linha de frente serão necessárias 2416 doses, para atender a todos os envolvidos da Fundação e Universidade Unirg, que estão na linha de frente, atuando no atendimento aos pacientes contaminados pelo coronavírus. De acordo com o ofício 011/2021 de 21 de março, endereçado ao secretário de saúde, são realizados cerca de 150 mil atendimentos por ano à cidade de Gurupi na área da saúde, pelos professores, acadêmicos e servidores da Universidade Unirg.   

 

Fonte: AScom/Unirg