A Diretoria da APUG-SSind reproduz, aqui, com a devida permissão de seu autor, as considerações sobre os assassinatos de moradores de rua de autoria do Professor Filósofo PAULO GHIRALDELLI Jr. Trata-se de um artigo, intitulado OS ASSASSINADOS QUE NÃO IMPORTAM MAIS, publicado no site que o filósofo mantém há algum tempo, diariamente atualizado com considerações importantes de fatos cotidianos e históricos.

Paulo Ghiraldelli Jr é atualmente professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Duas vezes doutor em Filosofia pela Unicamp e USP respectivamente. Hoje, suas atenções se voltam para a Filosofia Americana, mais precisamente para o NEOPRAGMATISMO, com estudos orientados para autores como Richard Rorty, Donald Davidson, Quine. É profundo conhecedor do processo histórico da Educação brasileira. Publicou, nesta direção, vários livros: As lições de Paulo Freire – filosofia, educação e política (obra recente), Filosofia, amores & companhia, O que é dialética do Iluminismo, A filosofia como medicina da alma, Filosofia política para educadores, A nova filosofia da educação, O Corpo – filosofia e educação, entre muitos outros.

Neste texto, em particular, o filósofo chama a atenção para a estatística de um crime que não tem comovido a sociedade para uma tomada de posição mais eficaz. Ele denuncia o descaso, em vista desta estatística, e pondera o absurdo de uma situação em que os punidos são justamente os que não cometem crime algum, a não ser o fato de estarem contribuindo para uma “poluição” da paisagem urbana.

Confiram o texto em anexo. Ou então no próprio site do autor: <http://ghiraldelli.pro.br/os-assassinados-que-nao-importam-mais/>

Download (PDF, 168KB)

 

José Carlos de Freitas

Presidente da APUG-SSind