Prezados Colegas Professores

 

A APUG-SSind – Associação dos Professores Universitários de Gurupi sempre atenta e na defesa dos Direitos e Garantias de seus Associados informa que discorda veementemente do desconto compulsório de contribuição sindical na folha de pagamento dos Docentes.

Mesmo que haja base legal para tal desconto, é necessário ressaltar que, em 2009, na cidade gaúcha de Pelotas, no 28º Congresso Nacional do ANDES-SN, reafirmou-se nas resoluções, a posição contrária a qualquer contribuição sindical compulsória e a defesa da autonomia dos sindicatos no estabelecimento da forma e valor para esta contribuição.

Ainda indicou para discussão no GTPFS a avaliação, por meio das seções sindicais, da possibilidade ou a necessidade da implementação de formas alternativas e autônomas de arrecadação da contribuição financeira dos sindicalizados que independam de sistemas oficiais de consignação.

Informamos ainda, que na tarde desta terça-feira, em reunião com o presidente da Fundação, professor Sávio Barbalho e com o chefe de Gabinete, Ronaldo, solicitamos que o referido desconto sindical não fosse efetuado, com base nas observações acima descritas, bem como a argumentação de que nunca fora descontada nos anos anteriores.

A explicação do presidente da Fundação é de que está seguindo a orientação jurídica para fazer o referido desconto de todos os servidores, sob pena de responsabilidade, caso não o faça, devido a algumas modificações de interpretações da lei que autoriza o desconto.

Não tendo êxito em nosso pleito de evitar o desconto sindical, do qual, a Apug-Ssind é terminantemente contra, informamos, que nesse sentido, já entramos em contato com o Sindicato Nacional, para agilizar os procedimentos de devolução a todos os professores, sindicalizados ou não, dos valores que serão descontados nos vencimentos deste mês de maio.

Ressaltamos ainda que o ANDES-SN, também é contrário ao desconto sindical, tendo como princípio sindical a luta pela autonomia sindical e outras formas de arrecadação, visando o fortalecimento e a luta dos direitos dos sindicalizados.

 

Gilberto Correia da Silva

Presidente da Apug-Ssind