O presidente da APUG-SSind, José Carlos de Freitas, acompanhado pelo advogado Rogério Rodrigues Machado e da presidente interina da ASAUNIRG, entregou pessoalmente, ao Gerente da Agência nº 0793 da Caixa Econômica Federal de Gurupi,  Sr. Raimundo Camargo Filho, ofício solicitando as razões do atraso de depósito em conta dos salários dos professores da UnirG, ocorrido já por duas vezes consecutivas.

A Diretoria da APUG-SSind tomou esta decisão depois de ter sido procurada por professores que lhe participaram prejuízos em suas contas correntes, como estouro de limites, devoluções de cheques, cobrança de juros, etc. Na visão do Sindicato, a Caixa deve ressarcir ou reparar todos os danos que ocasionou com os dias em que não efetuou o depósito dos salários.

Tendo procurado também a Presidência da Fundação UnirG, esta garantiu ao Sindicato que tem como provar que o saque na conta da Fundação para o pagamento dos salários foi feito em tempo hábil. Por volta do pagamento do terço de férias, na primeira quinzena de julho, houve demora de 4 dias. Depois, no pagamento do salário de julho, houve demora de mais 3 dias.

A Caixa Econômica não perdoa juros sobre atrasos que o cliente ocasiona. Se a data de vencimento de uma conta qualquer cai em dia feriado, ela executa o aprovisionamento com antecedência. Nada mais justo do que agir com a mesma presteza quando ela, a Caixa, é responsável pelo prejuízo do cliente. Isso foi dito ao Gerente no ato de entrega do documento. Em resposta, ele declarou que não está autorizado a emitir documento escrito sobre os problemas técnicos que, segundo ele, ocasionou os atrasos. O Sindicato pediu que ele remetesse o documento às instâncias superiores do Banco.

Este foi o primeiro passo para a ação que o Sindicato, em conjunto com a ASAUNIRG, fará para responsabilizar judicialmente a Caixa por INEFICIÊNCIA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO PÚBLICO.

 

José Carlos de Freitas

Presidente da APUG-SSind