O dia 15 de outubro, Dia do Professor, foi um dia de debates sobre o Novo Plano Nacional de Educação e a Valorização do Trabalho Docente, promovido pela Câmara Municipal de Educação. O presidente da Apug-Ssind, Gilberto Correia da Silva foi um dos convidados, juntamente com representantes da UFT, Conselho Municipal de Educação de Gurupi, Sintet, Diretoria Regional de Ensino e outros representantes. O secretário municipal de Educação e o presidente da Fundação Unirg, segundo os vereadores foram convidados, mas não compareceram.
O debate foi proveitoso na medida em que foram levantadas as preocupações com a Educação Brasileira face ao novo plano aprovado este ano e os problemas locais com a educação em todos os níveis. Segundo o Cabo Carlos, presidente da Câmara, os números são preocupantes, mostrando a fragilidade da educação e o pouco investimento na capacitação e formação do professor tocantinense, com base nos números do IBGE.
O presidente da Apug-Ssind, Gilberto Correia da Silva, que recentemente participou dos encontros regional e nacional da Educação realizado em Goiânia e Rio de Janeiro, bem como de outros encontros e seminários promovidos pelo Sindicato Nacional-ANDES, destacou a luta do ANDES e dos parceiros do Brasil na luta pelo aumento do 10% do PIB na Educação Pública gratuita e de qualidade, bem como os problemas enfrentados hoje. “Os dados mostram que o Brasil gasta quase metade do orçamento da União em pagamentos da dívida pública e cerca de 4% apenas em Educação. O governo federal o pré-sal como ferramenta de discurso para aumentar a receita para educação, mas dados projetados pelo próprio governo apontam que daqui 10 anos o aumento do PIB para a educação vai aumentar apenas 0,5%, muito longe dos 10% que os educadores querem e que o governo diz que vai investir”, ressaltou Correia.
Embora positiva a ação do Legislativo gurupiense, poucos professores participaram do debate, que antes de ser um dia somente de homenagens, é também de debate, reflexão e de muita preocupação com os destinos da educação na cidade, no Estado e em todo o Brasil.
Também esteve presente na sessão solene da Câmara, a diretora da Apug-Ssind, Cláudia Carvelli, que também representa a seção sindical no Conselho Municipal de Educação.